domingo, 31 de julho de 2011

Novos Comunicadores Sociais Capacitados

Foram 120 horas de aulas, teóricas e práticas,tendo como instrutor, o comunicólogo,popularmente conhecido,(Melque), faz parte de um projeto social, voltado para as comunidades da Lagoa Grande e Parque Getulio Vargas, em geral; trinta pessoas,foram capacitadas para atuar como comunicadores social em radio frequencia, e cabo cx,e tv comunitária. Este projeto de comunicação social é promovido pelo CONDER, responsavel pela urbanização da Lagoa Grande,e transferéncia da população,que ocupam a area da lagoa para um conjunto,construido no bairro Conceição ll com esta finalidade. Finalizando o progamas de aulas práticas e oficinas, o grupo visitou durante amanhã deste sabado 30 os estudios da tv palourinho em Salvador,fomos recebidos pelos profissionais que realizam um exelente trabalho social voltado para pessoas surper caréntes, num processo de incessão no mercado de trabalho fantastico.Apresentado por Ramom,Geraldo,Jussara,Paulo e Marcio. Foi maravilhoso conhecer o trabalho. após o momento de aprendizado o grupo fez um Tour, pelo centro histórico,Ribeira , Mercado Modelo, encerrando no farol da barra, Ainda no centro histórico, ouvimos no recinto Cantina da Lua aonde almoçamos uma interessante palestra do historiador Clarindo Silva. O grupo Antonio Silva-Atanailda-Ducineia-Enando Simões-Velisman-Girdene Florentino-Graciara Cruz-Jaqueline-Jocineide B.Pinto-Jaudete-José Carlos-Luzia Ferreira-Lidiane Machado-Marivaldo Conceição-Nadjane Silva-Osvaldo Oliveira-Paulo Georgio-Roberto Costa-Sinete Brito-Sulamita Barbosa-Vivaldo França, e assistente social, Sila e o Instrutor comunicólogo- Melquezedeque (Melque).

sábado, 30 de julho de 2011

ENCONTRO DE LIDERANÇAS PASTORAIS

Com a finalidade de fortalecer a Pastoral de Conjunto na Arquidiocese, e envolver todas as pastorais e movimentos na preparação do Jubileu de Ouro da nossa Igreja Particular, aconteceu neste sabado (30/07), no Salão Paroquial da Paróquia dos Capuchinhos, foi apresentado a diversas pastorais e movimentos o Projeto Missionário Rumo ao Jubileu, que tem como objetivo geral: Despertar em cada batizado sua vocação de discípulo missionário segundo as inspirações do documento de aparecida e das diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Objetivos especificos: a) oferecer formação bíblica, liturgica, catequetica e missionária; b) Despertar e incentivar os ministérios leigos; c) Valorizar a vicência dos sacramentos; d) Aprofundar o projeto de paróquia proposta pelo docuemnto de Aparecida; e) Descobrir novas lideranças.

Período: julho de 2011 a julho de 2012 - fiquemos todo(a)s atento(a)s pois esses objetivos serão desenvolvidos em todas as Paróquias e comunidades.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

E Hora De Todos Cooperar

Quando se fala em meio ambiente,para uma parte da população,ainda não perceberam que é preciso urgentemente, uma mobilização coletiva e cooperada do maior números possiveis dos cidadãos e cidadãs,das escolas do fundamental ao médio grau de ensino; das universidades públicas e privadas no campo das pesquisas, as escolas tecnicas na cooperação tecnológica,para apoiar as entidades que realmente, estão lutando voluntáriamentee precáriamente, sem as condições minimas; apenas com abenegação de pessoas que se dedicam diuturnamente,sonhado com um meio ambiente equilibrado,onde todos tenham vida, saudavel. Fica aquí o nosso apelo: Precisamos como nunca da cooperação de todos,pocurando se pretendem ajudar; procurem uma dessas entidade ambientalista, Ong,Associação,Movimento enfim, a natureza vai sem palavras agradecer.Lembre-se...Fazemos parte dela.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Foi Muito Bonito

Uma multidão de mais ou menos cem mil pessoas, compareceram,nas ruas central da cidade, partindo da catedral de Senhora Santana, padroeira da cidade, no seu dia de festa. Que começou com missas na parte da manhã, com  a missa solene celebrada pelo atual Acebispo primás do Brasil, vindo de Salvador. Na parte da tarde as 16;30, como acontece todos anos, a grande procissão, percorreu as ruas centrais da cidade num gesto de muita Fé e participação, inclusive estima-se mais de trinta municipios prtirticiparam da procissão, foram mais de 70 andores. Outro ponto importante da festa deste ano, foi o lançamento do inicio da progamação rumo ao Jubileu de Ouro, da Arquediocese de Feira de Santana, que acontecerá em 26 de julho de 2012. Foi muito bonito; também foi lembrado neste 26 de julho o dia dos avós, Santana e Joaquim, foram os pais de Maria imaculada, mãe de Jesus Cristo.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Encontro do LAICATO em Feira

O diretório Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Nordeste III (Bahia e Sergipe) esteve reunido neste sábado 23/07 na Casa São Paulo Apóstolo na Rua Castro Alves, nº1270 – Centro – Feira de Santana-BA, em preparação a XVIII Assembléia Geral que acontece entre os dias - 02 a 04 de setembro do corrente ano, no Centro Arquidiocesano de Formação - Papagaio Arquidiocese de Feira de Santana, para maiores informações entre em contato com Neia pelos fones: (75) 3482-0483/9163-8623.

LAICATO é uma associação de fiéis leigas e leigas católicos de direito público, que congrega e representa o (a)s brasileiro(a)s na sua diversidade e riqueza de movimentos, pastorais, e associações dos mais variados tipos

sábado, 23 de julho de 2011

Pode Acontecer Em 2012

Noticias vindo, tendo como fonte; o MEC, é que o segundo Forum de Educação Profissional e Tecnológica, será mais uma vez, no Brasil, em 2012, em Santa Catarina. A noticia não poderia ser malhor, para nós Brasileiros, baseado no grande sucesso acançado no primeiro Forum mundial, realizado em Brasilia no Centro de Convensões Wlisses Guimarães em novembro de 2009, quando Feira de Santana, se fez presente,de forma memoravel, representada para o mundo, na área de educação profissional e tecnológica;e modelo participativo de gestão, dispertando atenção de todos. Naquela oportunidade esteve participando do Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica oitenta estudantes do CETEB, Aureo de Oliveira Filho, hoje CEEP, Aureo de Oliveira Filho. Quem sabe se em 2012 poderemos mais uma vez está presente, em mais um evento Internacional, elevando sempre, Feira e a Bahia no cenário mundial tão importante, que é a qualificação e requalificação profissional de cidadãos e cidadã, para o mundo do trabalho. Que venha 2012

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Designers criam notebook que funciona a base de água

O Plantbook é um conceito atrativo de notebook criado pelos designers Seunggi Baek e Kim Hyerim, que possui um sistema de carga de bateria inspirado nas habilidades do bambu de absorção de água.

Com a crescente poluição e o aquecimento global, existe a necessidade de se criar e utilizar gadgets que não somente consumam menos energia, como cortem as emissões de substâncias prejudiciais ao meio ambiente.

Este dispositivo é tão “verde” que funciona em água e emite oxigênio ao invés de gases que prejudicam o meio ambiente, assim como uma planta. O notebook gera energia para ser operado através da eletrólise quando colocado em água.

Os designers explicam, "O sistema utiliza um tanque de água externo, daí a Plantbook absorve água continuamente quando imerso e gera eletrólise a partir da energia armazenada em uma placa de aquecimento solar instalada no topo. Este processo ocorre pelo uso do hidrogênio como fonte de energia e descarrega oxigênio. Mesmo fora de uso, se o laptop for colocado em um ambiente com água, sua bateria será recarregada automaticamente, enquanto o aparelho liberará oxigênio. A pulseira, em forma de folha, pendurada na parte superior do computador é feita em silício. Ela funciona como um anel de mão e um LED verde indica quando a bateria está carregada. Usando este LED, os usuários podem verificar a capacidade sobressalante que a bateria tem."

A principal atração do notebook é a tela com duas placas que podem ser enroladas de tal forma que cabem em um tanque de água externo ou em uma garrafa. A placa superior estoca energia solar que produz a eletrólise quando em contato com a água.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Situação Dificil

Quem passou hoje,no periódo da manhã, pela avenida Getulio Vargas, deve ter sentido, pela manifestação dos trabalhadores da construção civil,contratados por uma empresa construtora da cidade, segundo eles, demitidos da empresa, sem pelo menos, serem avisados; pode avaliar o drama de, pais de familias no momento que perdem, o único meio de sobrevivencia, e do sustento dos seus dependentes a força do seu trabalho. È lamentavel, que  isso aconteça, quando tanto se fala em crecimento da economia, ainda exista empresa, ou empresas, agindo com atitudes amadora ,em seus planejamentos, com métodos artificiais,ou incompetência de gestão,sacrificando a vida de tantos trabalhadores,indefesos,gerando assim o trauma nas familias,no comercio,pela falta de circulação do dinheiro no municipio,influenciando na economia como um todo. A nossa solidariedade aos trabalhadores que perderam os seus postos de trabalho,e seus familiares.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Está Andando!

Alguns acontecimentos,atuais, tem nos chamado atenção; e como resposta positiva por parte da população urbana, no que diz respeito, as questões ambientais. Os eventos ocorridos na cidade,tem despertado um boa parte da comunidade,que antes não era percebido. A semana Mundial da Àgua; as quartas ambientais;surgiu uma nova  entidade denominada Forum-Ecofeira, já com diretoria constituida, inclusive estará promovendo no proximo mês um pasaseio ciclistico Ecológico. A gincana progamada pelo Departamento de educação ambiental da secretaria de meio ambiente SEMMAM e entidades ecológica, Movimento Àgua é Vida; Assoc. Ecológica Burití; SOS Rio paraguaçu: Eco Feira; além da EBASA e outras empresas parceras, como a Pbio-petrobras. O evento acontecerá de 11 a 21 de setembro, reunindo as escolas da rede municipal, com a participação  dealgumas da rede privada, e os recicladores de garrafas péti, oleo de frituras usados o outros. As tarefas da gincana começa em 11-09 e no dia 21 na praça durante todo dia; a comissão avaliadora vai definir os cincos primeiros colocados ,que serão premiados.

domingo, 17 de julho de 2011

Ecogincana

Com objetivo de possibilitar a iteração com a rede escolar municipal de ensino e as entidades ambientais acontece a II gincana Ecológica realizada pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais em parceria com O MAV e outras entidades ambientais, que será realizada no período de 25 de Julho a 21 de Setembro do corrente ano.

Uma das tarefas da gincana é a coleta de material reciclável como garafa pet, óleo de fritura usado entre outros.

As tarefas será um momento de incentivar a integração entre os membros das equipes, despertando o sentimento de solidariedade e reflexão sobre as questões socioambientais

quinta-feira, 14 de julho de 2011

VII Conferência de Saúde

Esta acontecendo nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) no CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) a VII Conferência Municipal de Saúde, este evendo esta sendo promovi do pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde

Com o “Todos usam o Sistema Único de Saúde (SUS)! SUS na Seguridade Social, Políticas Públicas e Patrimônio do Povo Brasileiro” será abordado pelos expositores, assegurando o debate com os 240 delegados (120 usuários do SUS, 60 prestadores de serviço e 60 trabalhadores de saúde) e convidados.

A programação estava previsto três palestrantes para fazer parte da mesa redonda para iniciar o debate sobre o tema central, no primeiro dia evento, a partir das 9h30min. A representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Conselho Estadual de Saúde, Joilda Cardoso, vai abordar a “Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade”. a reepresentante da CUT não apareceu na aprte da manhã

“A Participação da Comunidade e Controle Social” será discutido pelo sociólogo, mestre em Saúde Coletiva e professor do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), André Uzêda. A última palestra abordará a “Gestão do SUS: Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho, e da Educação em Saúde” e será ministrada pela médica sanitarista da Diretoria de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regionalizada (DIPRO/Sesab), Ana Emília de Andrade.

O professor Andrè Uzêda e a médica Ama Elília foram brilhantes em suas explanação, e a parcicipação dos delegado(a)s excelentes pena que o tempo foi muito pouco mais o importante é que estamos construindo o SUS que alguns empresários não querem.

Crio que os 240 delegado(a)s e demais convidados não entenderam que o Secretário de Saúde Sr. Getulio Barbosa logo após a abertura da Conferência o mesmo se retirou do local do evento sem nenhuma justificativa, lamentavél.

Os trabalhos em grupo, que visam levantar propostas, serão realizados das 14 às 17 horas. Na sexta-feira (15), haverá a escolha dos delegados para a etapa estadual da Conferência. O encerramento do evento está previsto para acontecer às 12

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vai Entrar Em Operação A Nova Unidade Do Ceteb

Importante reunião, ocorreu nesta terça feira, na nova sede do CETEB, no centro da cidade, na avenida Senhor dos Passos, quando o Superintendente Claudenir, apresentou aos conselhos de administração e Fiscal, e aos representantes das empresas privadas e dos poderes públicos, a estratégia como vai operar os cursos tecnico, tecnicológicos, e de aperfeçoamento para técnicos,gerentes e dirigentes empresarial, além de cursos profissionalizates, de média e curta duração. È mais uma oportunidade que a população, tem de competir com alta qualidade no mundo do trabalho; e para as empresas´, que podem investir na região com a garantia que encontrarão a mão de obra qualificada, sem precisar importar profissionais de outras regiões, as vezes não se adaptando, aonde todos saem perdendo. Confome afirmou o Prof. Claudenir Machado superintendente do CETEB, dentro de pouco dias iniciarão os primeiros cursos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Apresentação do Jubileu de Ouro

Neste 11 de julho às 20 horas, o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian presidirá a Apresentação do Ano Jubilar da Arquidiocese de Feira de Santana (1962-2012) no Auditório Mère Marie Blanche do Colégio Padre Ovídio das Irmãs Sacramentinas, onde será apresentado a todos os Sacerdotes, Diáconos, Religiosas, Coordenadores de Pastorais, Movimentos e Serviços, bem como à Imprensa em Geral, todo o material de divulgação composto de: Programação do Ano Jubilar, Material Publicitário, Hino Oficial e Lançamento da Revista Arquidiocesana nº 01.

sábado, 9 de julho de 2011

E As Conferências?

Estão marcada para as proximas semanas, começando já no dia 14, a conferência de saúde,nela serão eleitos,pela plenária, os delegados, que representarão Feira de Santana na conferência estadual em Salvador, lá sairão os delegados eleitos, que representarão a Bahia na conferência de Saúde nacional no fim do ano em Brasilia. O mesmo vai acontacer com a conferência nacional do SUAS(sistema único de assisténcia social) em Brasilia também no fim do ano. Para isso; é preciso que se realize as pré conferências. O que é as pré conferências? Elas reaune as comunidades aonde existem unidades báasica da saúde, discute as carências em todos sentidos, opinam, sujere,e por meio dos delegados eleitos na pré: vão a conferência municipal por meio da plenária, aprova-la, num relatório será encaminhado para coordenação da conferência estadual, também elas serão por meio da plenária ser levada a conferência em Brasilia a nivel Nacional. O critério de delegados que irão a Brasilia serão o mesmo processo eletivos acontecidos, na pré , na municipal e na estadual. O mesmo vai acontecer com a conferència de assisténcia social. Aonde existe os CRAS e CRES; estão acontecendo as pré conferências, preparando e discutindo as carénccias das comunidades, adolecentes, jovens, mulheres, idosos,enfim, todo contexto que afeta a sociedade, dando énface aos moradores de ruas, através das unidades do CRES. A participação da população, torna-se fundamental, para minimizar as desigualdades sociais em que nós vivemos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Feira De Santana Passa A Ter Região Metropolitana

Detro de pouco tempo a população dos municipios, de Amelia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuipe, São Gonçalo dos Campos, e Tanquinhos; passarão desfrutar de alguns serviços, com valores praticados em feira de Santana. È que o governador Jaques Wagner, sancionou ontem o projeto, que  foi aprovado pela assembléia Legislativa, a tres semanas passada, numa reunião histórica, sendo pela primeira vez, o legislativo baiano reuniu numa cidade do interior, com a finalidade de votar o projeto enviado pelo executivo . Asisim fica consolidado a região metropolitana de Feira de Santana, importante, que a região metropolitana aprovada e sancionada ,foi inspiração do ex-deputado feirense Colbert Martins Filhos, Só esperamos que dentro de curto prazo, a população desses municipios, sejam contempladas com as,melhorias de serviços públicos ecenciais, transportes, saúde pública, segurança, infraestrutura e desenvolvimento, para o desenvolvimento humano de qualidade.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Feira Se Prepara Para Oitava Conferência De Assistência Social

Com o salão superlotado, o CRAS Vivaldo França, que agrega os bairros P.G.Vargas e Lagoa Grande, realizou nesta quarta feira, a primeira reunião preparatória para a pré conferência, que ocorrerá nos próximos dias,  na oportunidade elegerá 15 delegados e quinze suplentes de delagados, para a conferência municipal, posteriormente,estadual e Nacional em Brasilia nos fins de novembro de 2011. Na apresentação dos trabalhos realizados de 2008, quando houve a sétima conferência e a primeira daquela unidade registrou avanços, a população adquiriu um pouco de conciência social e gradativamente estão mais sensiveis, as orientações dadas pela equipe de profissionais que atuam naquela unidade. A mudança do nome  de Rocinha, que colocava a comunidade residente num patamar inferirizado por parte de alguns, a indentidade do bairro Lagoa Grande, já é  um avanço fruto, da sétima conferência, aprovada pela plenária. Outras como a implantação do CRES, a partir de dezembro de 2010,f uncionando na rua Tucano, no atendimento a comunidade. Existe um entusiasmo grande demonstrado pela assembléia, com alguns depoimentos de satisfação pelo CRAS,que tem melhorando sensivelmante a qualidade de vida, de uma comunidade tão carênte.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Pagamos Caro Por Ter Crecido Muito Rápido

Em conversa com pessoas,contemporânea,todos comentários favoraveis ao resgate do Bando anunciador da festa de Senhora Santana; revivendo momentos de alegrias na nossa adoleceência, que ficou perdida ao longo dos tempos, em que acelerou o crecimento urbano da cidade, em consequência a grande quantidade de pessoas vinda de vàrias parte do pais; ajudaram desenvolver a cidade, pelo outro lado perdemos parte da nossa identidade cultural. Pode-se preservar os valores, sem prejudicar o progesso. Os nossos agradecimentos a quem de direito, especialmente a UEFS,Arquidiocese e o poder municipal. A população jovem pode fazer parte dessa história, contribuindo para que outros eventos do passado,esquecidos; possa também ser reativados e todos sairão ganhando. Não só de micarêta e São João de São José e Humildes pode ser indicados como  cultura de feira de Santana,

domingo, 3 de julho de 2011

Segundo Semestre Promete

O primeiro semestre do ano como sempre, cheio de festejos,carnaval,depois dos festejos de fim e inicio do ano, ocupa dois meses ou mais, feriadão da páscoa, micarêta,festas juninas durante todo mês de junho; agora o que se espera é um segundo semestre de aproveitamento e ações,construtivas e produtivas: Exemplo, a retomadas com efetividade do INEMA,ex IMA, em relação aos comitês de bacias hidrográficas da Bahia, o conselho municipal de saúde, que teve um primeiro semestre, sem a realização de tres reuniões ordinárias, isso é ruim para o controle social do sistema SUS, saúde pública, pelo menos já está progamada para o dia 07 a pré conferência de assisténcia Social no CRAS da Lagoa Grande, no fim de julho está previsto as pré conferências de saúde, para que a conferência municipal aconteça em agosto,uma grande mobilização está prevista para o mês de setembro, com uma gincana, progamação projetada pela secretaria municipal do meio ambiente  e ongs ambientalista; esperamos que haja por parte da gestão municipal  uma mobilização para que a população, urbana, distrital e rural, discutam juntos um novo plano diretor e desenvolvimento urbano,por que o atual, está defasado, sem precisar ser tecnico para entender, o dia dia da população,que diga. Esperamos que o segundo semestre 2011 sêja positivo.

sábado, 2 de julho de 2011

Mobilidade Está Na Moda

Com a copa do mundo de 2014, progamada para a sua realização no Brasil, nunca se  viu falar, e escrever tanto a palavra, mobilidade, como nos dias atuais. Vira e mexe, executivos estaduais e municipais,  a todos momentos falam de mobilização dos meios de transportes urbano e metropolitano. Será que tudo isso que eles dizem, vai acontecer? Se acontecer, vai ter efacácia por quanto tempo? Os nossos netos vão issufluir dos benefícios que serão implantados nas cidades sede dos jogos,objetivando atender bem aos turistas, que virão, exemplo do que acontece,aonde são realizado a cada quatro anos esse evento futebolistico. Em nossa querida capital Salvador, já se fala nos modelos de teransporte de massa, sobre trilhos, interligando ao famigerado metró, seja o tipo de transportes que venha melhorar a mobilização, das pessoas mais necessitadas de se deslocarem no dia dia para suas atividades de sobrevivência, torcemos para que aconteça. Será que Feira de Santana, também vai entrar na onda da mobilização? Alguêm de direito,devem está pensando em mobilizar-se para reestruturar o nosso sistema viário, já chegando a situação,dentro de pouco tempo,caótico? Achamos que está na hora, do poder executivo do municipio,sensibilizar a população no geral, para que se discutam,todas as classes, um novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano"Já. Esperamos que aconteça,para a mobilidade do nosso povo, agora e para o futuro.