sexta-feira, 20 de julho de 2012

DIFICIL MAIS POSSIVEL

A tarefa de levar aos demais humanos, a conciência de que eles são parte de um écosistema onde todos tem os direitos de viver de maneira saudavel, mesmo sabendo que para viver saudavel existe impactos no meio ambiente.
Todos são de uma forma ou de outra agentes causadores de impactos ao meio ambiente. Só que devemos ter os cuidados de minimizar estes impactos, e fazendo de uma forma ou de outra forma, compensar os danos que nós causamos a natureza., Quanto mais a população é evoluida nos perímetros urbano sofisticados mais inconciêntes somos com a natureza. As agressões ao meio ambiente independe da escolaridade e poder econmico de um povo infelismente.
A nossa luta em defesa da água saúde e meio ambiente, na maior parte das vezes nos motiva para não disanimar. Exemplo foi uma visita que fizemos a cidade de Amelia Rodrigues alguns meses, tivemos contato com o diretor de meio ambiente do municipio o sr, Laércio que acolheu a aproposta mostrada pelo   MAV, sensibilizou-o e nos prometeu á se empenhar junto aquela comunidade e mostrar-las os danos ambientais provocados pelo oleo de frituras e goduras residuais quando jogado nos esgotos, pias rios lagos e terrenos baldios.
Com todas as dificuldades já conhecidas, voltamos lá ficamos felizes e testemunhamos o empenho do diretor Laércio; que conseguiu adesão de um abatedoro local abraçou a causa ambiental. É o que esperamos dos moradores de Amelia e outros municipios da região metropolitana de Feira de Santana.      

terça-feira, 17 de julho de 2012

CHEGOU O GRANDE MOMENTO

Ocorreu na noite deste 17 de julho, o novenário da festa de Senhora Santana, padroeira do municipio  da princeza do Sertão, e com grande alegria para os Cristãos católicos o Jubileu dos 50 anos da Diocese. É um momento aonde a população deve prestigiar com fervor, comparecendo ao longo do novenário; enfim não é todos dias nem mês que acontece jubileu de Ouro.
No dia 26 de julho será a grande data do encerramento das festividades com a procissão com certeza, teremos pessoas de todas regiões não só do Estado, como outras regiões do Pais.

Os nossos parabéns á todo Cléro representado pelo Acebispo Metropolitano Don Itamar Vian: sem sombra de dúvidas vai ser o maior acontecimento do ano em nossa região.

Enquanto acontece o novenário de Senhora Santana, os movimentos e pastorais Sociais, se areticulam para o já tradicional Grito dos excluidos, para as manfestações no próximo 7 de setembro, á sua presença é muito importante, não deixando que os outros grite por você. Só você sabe das suas dificuldades em consequéncia da desigualdades existênte em nossa nação.

domingo, 15 de julho de 2012

OS DOIS SÃO PARECIDOS

Eleições e Futebol, no Brasil são muito parecidos pelos brasileiros. Começou esta saemana a movimentação dos candidatos a procura de convencer á população com aqueles apelos já bastante manjado pelos eleitores, as vezes ou por conviniência, ou por gostar de ser enganados com aquele jogo de palavras de candidatos a vereador prometendo acabar com o desemprego, pavimentar ruas, construir escolas e postos de saúde e muito mais, e o povo fazendo de conta que tudo isso é verdade. Só que, com essa movimentação e o bombardeio de tantos candidatos falando quase á mesmas coisas, o povo as vezes não tem tempo de avaliar realmente quém tem o perfil de Legislar no parlamento municipal com fidelidade á representatividade que a sí é delegada pelo cidadão, cidadã para que o vereador seja representante como um todo a toda comunidade. Vamos ter conciência que o voto conciente é o instrumento que o cidadão tem de dicidir o seu destino.

O Futebol é outra mania que atinge enorme parte dos brasileiros; veja bem; no momento são quatro divisões sendo disputado paralelamente no BRASIL, quer dizer que durante a semana o povo adéptos do futebol ficam quase todo tempo debatendo time a,b,c,d e nãq está nem aí para os compromissos de carater á saúde pública Educação, Meio Ambiente, mobilidade urbana, dificuldades em que passa á população da zona rural onde todas carência lhes são oferecidas, e as soluções ninguém está interessado minimizar minimizar.
Mais as discussões á respeito de quém vai cair neste fim de semana se é Joel Santana tecnico do Flamengo...Ou Falcão tecnico do Bahia. Duas paixões no futebol  que confunde com as paixóes politica partidária principalmente no momento pré eleição; e no andamento dos quatros campeonatos brasileiro de futebol das divisões-a-b-c-d.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ESPERAMOS QUE DESTA VEZ ACONTEÇA

   Ambientalistas, estudantes pesquisadores o público em geral deve-se ter esperança, segundo informação do soldado, agênte  ambientalista da PM policia militar do Estado da Bahia, lotado no lBPM. É do conhecimento do público da região de feira de santana, há alguns anos, á sala verde que funcionava no Colégio Santo Antonio foi desativada pela direção daquela instituição de ensino deixando uma lacuna irreparavel para as pessoas que faziam do mesmo um importante meio de informações sobre o meio ambiente, Rios Lagoas, Afluêntes principalmente o feirense Rio Subaé.
As entidades ambientalista entraram em ação tendo á frente das articulações o Eco Feira junto a Fundação Santo Antonio, e o Comando da Policia Militar da Bahia, abrindo assim as possibilidades de dentro em breve á sala verde, volte á atender a população, num ambiente propício a visitação pública nas dependencias do lBPM, na região norte, proximo a UEFS.

A sala verde deve ter a direção do professor PEPITA, cedido pela UEFS, e o soldado MARCIO, que acaba de retornar da chapada diamantina aonde servia o comando de policia ambiental na região.
Outro momento importante está sendo realizado em nossa cidade é  o quarto módulo de educação ambiental voltado para professorado da rêde pública municipal e Ongs- parceria Via Bahia e Sec. municipal de meio ambiente.
A grande importancia desses módulo com carga de 16:00hs cada é a construção das cartilhas protagonizada pelos alunos, enfatizando as realidades saberes e Biomas da região á Caatinga As cartilhas serão distribuidas nas escolas dos municipios próximos além de feira de santana..    

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CONTAGEM REGRESSIVA

 Faltam poucos dias para os Cristão Católicos vivenciar o primeiro jubileu da Diocese de Feira de Santana aguadada com muita expectatva por toda comunidade católica; acreditamos ser o maior evento religioso com a festa de Senhora Santana.
Por outro lado Deus chamou para perto dele, aos 91 anos de muita dedicação as causas do Evangelio voltado para questões sociais, Don Eugênio Sales, conhecemos de perto quando ele durante uma temporada foi Acebispo Primaz do Brasil em Salvador, Que Deus tenha no lugar em que esperamos.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Que a comunidade continue dando seus gritos...!

Vivemos tempo de preparação para o período eleitoral propriamente dito, e nessa época, é sabido por todos que há um intenso fluxo de entrada e saída de funcionários da rede municipal por questões políticas. Apesar da banalidade em que esse fato é colocado e encarado socialmente, não condiz de maneira alguma com um cenário que favoreça a prestação de bons serviços, já que, quando o funcionário consegue estabelecer um vínculo, ritmo de trabalho, aprimorar sua prática, dentre outros, é dispensado (por telefone) e deve sair para dar lugar a outra pessoa. 
Na saúde então, esse fato é lamentável, considerando os princípios e diretrizes que regem nosso Sistema Único (SUS), dentre os quais cito o controle social: a sociedade determinando o rumo dos serviços/ sistemas - o que infelizmente não acontece na proporção em que deveria ser, mas persiste de forma latente, mesmo diante de fadadas tentativas de ignorá-lo.
Vou relatar aqui uma das aulas que a comunidade feirense deu esses últimos dias sobre o que se chama de Saúde Coletiva e que envolve tudo isso: diante da demissão de uma funcionária competente e querida pela comunidade da área adscrita à determinada Unidade de Saúde da Família, contratada há 12 anos atrás, a comunidade se organizou e protestou. Protesto organizado, politizado, panelaço, apitaço, buzinaço, gritos de guerra, cartazes, cobertura da mídia, consciência de deveres e direitos que resultaram no retorno da técnica em menos de um turno do dia.
Para quem tem dúvidas sobre determinados conceitos, aí está um exemplo de estabelecimento de vínculo e de exercício do controle social.
Com saúde não se brinca! Politicamente correto mesmo, seria a presença de profissionais selecionados criteriosamente e empossados meritocraticamente por concursos públicos!
Todavia, enquanto isso, que a comunidade continue dando seus gritos...!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

UM PASSADO AOS POUCO SENDO RESGATADO

Recordar é viver. Principalmente quando se recorda as coisas boas acontecidas na nossa idade juvenil. Eu falo do Bando anunciador da festa religiosa maior da nossa cidade; á festa de Senhora Santana, padroeira da cidade.
Quando os meios de comunicação, não tinha a grandiosidade que possuimos com os avanços da comunicação sócial nos dias atuais. , tinhamos duas emissoras de radio, os serviços de auto falantes, a voz da cidade; a voz do sertão, á voz do norte e o tradicional jornal folha do norte, á gazêta; uma população menor...Mais muito bonita era as manifestações Foclóricas e culturais do povo que se uniam em pról dos festejos da padroeira.
Os festejos profano da festa era prévio quando todos grupos culturais se juntavam para numa madrugada de domingo sairem pelas ruas centrais, festivamente, anunciando e propagando a festa da padroeira. Ainda durante o trezenário dois grandes manifestos profanos aconteciam: A lavagem das dependências externas da Igreja quando era espécie de ponto facultativo na parte da tarde para lavagem, que era repetido com á levagem da lenha. Tudo se realizava sem violência poque o povo só pensava em se divertirem, e manifestar á sua fé religiosa.
Ontem foi um dia em que curtir alguns momentos que no passado era os momentos mais esperado por todos durante o ano; quando, á volta do bando anunciador. Iniciativa que deve está incluida no calendário de festejos anual. Recordar é viver.   

sábado, 7 de julho de 2012

O COMEÇO DA AGONIA PELO PODER

Ocorreu nas primeiras horas deste sabado, ã agonia dos candidatos a prefeitos e vereadores em todos recantos do querido Brasil. Anotamos aquí em nossa cidade em alguns bairros, nas esquinas bares, feiras livres, transportes urbano, os cuxichos de candidatos a vereadores fazendo já, o famoso corpo a corpo. Reuniões e mais reuniões, tudo tendo um só sentido; atrair as pessoas na preferência pelo voto.

O que nos preocupa, é a preocupação dos candidatos, as proxima eleição, alguns dexaram os cargos em que ocupavam na administração pública...E como vai ficar o rítmo das ações administrativa do município? Os novos ocupantes de secretarias, diretorias etc, estão afinados para dar sequéncia á nem tanto eficiênte maquina administrativa pública... Será que o deficiente sistema de transporte coletivo urbano, terá quém corrija á desorganização de horários, e onibus ultrapassados rodando, as pessoas se submetendo viajarem nos incriveis ligeirinhos...Quém, estará preocupado com á poluição sonora que parece não ter jeito de minimizar...E como minimizar? Se chegou a hora do zuadeiro eleitoral?
Fica a nossa esperança; só esperança que a corrida pelos votos concientize os politicos partidários e coiligações que a população não merece uma cidade descuidada simplesmente por ser daquí á três meses eleição.
 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

ATENÇÃO...R$ 21 BILHÕES

A revista Planeta , publica á terrivel noticia em que o Brasil gastou em 2011, tratando pacientes com doenças relacionadas ao cigarro-cerca de 30% do orçamento do Ministério da Saúde.
O gasto é três vezes maior do que a arrecadação de impostos pagos pelo setor de tabaco. O tabagismo mata 130 mil por ano, 13% do total dos óbitos brasileiros. (fonte revista Planeta).

O tabagismo é uma dróga tão perigosa como outras drógas, ela provoca dependência além de afetar diretamente a saúde, propiciando ao sistema Único de Saúde, altas somas em dinheiro para atender os paciêntes afetados em consequência do vício do cigarro e outros consumo do tabaco.
Agravante de tudo isso, é que o cigarro assim como o Alcool, são drógas consideradas social por consequência legal.
Estamos convocando á todas pessoas de boa vontade á unir-mos foças comunitária no sentido de minimizar á este mal silencioso que afeta a saúde de milhões de brasileiros, no trabalho de sensibilização, e concientização, dando a sua parcela de preservar saúde e o Meio Ambiente. 

terça-feira, 3 de julho de 2012

CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE UMA REALIDADE

Foram anos de lutas dos movimentos da sociedade civil organizada, para que a comunidade usuária do sistema Único de Saúde (SUS), podesem opinar, solicitar, revindicar seus direitos, dentro das realidades, nas localidades aonde existe as UBS, e PSF, quando sempre  os atendimentos não condiz com a realidade da comunidade assistida.
Foi nesta terça feira 03 de julho; data histórica para os movimentos sociais e a população, quando em reunião do Conselho Municipal de Saúde, empossou os dois primeiros conselhos locais de saúde, das comunidades urbana do bairro Rua Nova e do distrito de Matinha, zona rural.
Em eleições realizadas, em maio na rua nova com grande participação da população, e no inicio de junho no distrito de Matinha. Três novos conselhos locais serão eleitos pelas comunidade dos bairros da Queimadinha, Cidade Nova, e Gabriéla no mês de agosto; projeto para que até o final de 2012, pelo menos 40% dos bairros onde tem unidade básica de saúde esteja com seus conselhos locais implantados seguindo orientação do Conselho Nacional de Saúde; Feira de Santana não poderia ficar a margem do controle social sobre o atendimento básico, médio e alta complexidade á população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Movimento Água é Vida faz parte ativamente dessa luta.
Deve-se reconnhecer o empenho dos conselheiros e conselheiras que fazem parte do plenário do Conselho Municipal de Saúde, o grupo de trabalho em comissão incansavel; não vamos denominá-los porque a luta continua.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

SALVE O 2 DE JULHO

Nativo do Recôncavo baiano, decendente dos que lutaram bravamente pela consolidação da independência realmente do Brasil: lutas de pessoas simples, principalmente trabalhadores da lavoura da cana de açucar, vaqueiros, pescadores, mulheres, religiosas, que enfrentaran e com coragem e determinação a defesa da suberania desta grande e amavel nação.
Quém sabe, se a confirmação da independência do Brasil fosse determinada por figurões da época, assim como acontece nos dias de hoje, as  ordens de cima para baixo no sentido de idolatrar alguém.. este 2 de julho teria paradas cívica em todos recantos dessa nação.
Não nos diminue a grandêza desta data; com muito civismos, nós baianos, principalmente os nossos irmãos e irmãs Seropolitano e de todo recôncavo relembramos com muito fervor o 2 de julho o dia em que o Brasil se viu livre daqueles que nos exploravam e oprimia
SALVE O DOIS DE JULHO.