segunda-feira, 31 de março de 2014

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RENOVA CONSELHO

             Atendendo o Edital convocando os segmentos sociedade civil organizada, agregando associações de moradores de bairros, distritos, e rurais, sindicatos, arquidiocese metropolitana,,segmento Evangelho, sociedade de serviços e movimentos; 50% Trabalhadores, prestadores de serviços a saúde, Classe representante de medicina, representante das clínicas, 25%. Gestores nas esferas governamentais 25%.

              No auditório da secretaria da saúde, ocorreu a eleição do novo conselho municipal de Saúde, com mandato no biênio 2014 a março de 2016, numa prespectiva de renovação em relação a o conselho anterior de 40%. O desejo da comunidade feirense, é de um novo conselho comprometido e atuante, pela importãncia que esse colegiado representa, nas decisões que garante uma gestão eficaz e eficiente para o universo de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

domingo, 30 de março de 2014

BUSCANDO OS CAMINHOS DA EFICIÊNCIA

            No ano em que o Movimento Àgua é Vida, vai completar 17 anos, de persistência dos seus, militantes e seguidores, na missão de juntos, preservar a água, saúde e o meio ambiente: visando otimizar as ações nas atividades sócio ambientais, nos projetos de reciclagens de resíduos, líquido,  oleos de frituras usado e gorduras residuais, em parcerias com, cooperativas de catadores, e catadores desvinculados de cooperativas; iniciou neste sabado 29, o primeiro módulo de um curso de requalificação e capacitação para os membros, que fazem parte das diretorias setoriáis do MAV.

             O curso terá quatro módulos, e tem a finalidade de requalificar a diretoria,do MAV, capacitando-a para oferecer a comunidade de Feira de Santana e região, a contribuir, sensibilizar-se e a conciêntizar, nas ações de preservar a água ,proteger a saúde e o meio ambiente, e na multiplicação de agentes ambientais na região

sábado, 22 de março de 2014

COMO É MARCANTE A DATA DE 22 DE MARÇO PARA NOSSAS VIDAS!

             Tudo passa por ela. Nada existe, abaixo de Deus sem ela. Ela é a fonte inesgotavel de vida em todos sentido. O planeta terra está sobre ela. Inclivel ainda, se encontra pessoas, escolarizadas, capaz de ignorar a data de 22 de março; o dia em que todos seres humano, tem o dever de reverenciar, a água, por todos tipos de descasos, e violências que nós humano pratica, por ganâncias pelo poder economico, por ignorância; quando pensa que nunca vai faltar, não parando para analizar a quantidade de habitantes no planeta sempre aumentando, os processos industriais, agricultura irrigada cada dia e momento crecendo, com a população mundial precisando de meios alternativos para produção de alimentos...Tudo isso só é possivel se tiver disponivel o precioso líquido; á água.

               Poderia ser hoje um dia para festejar; se estivesse toda população independente de segmentos, unidos num só sentido. Preservar mesmo...O que é mais precioso para manutenção da vida humana para num futuro, não ter de estar-mos em pé de guerra disputando o poder da água. Percebe-se  alguns conflitos, ocorrido, e alguns ocorrendo pelo mundo afora...Alguma coisa tem relação com o poder da água.

                Chegando na manhã desta sexta feira 21, na cidade Heróica de Cachoeira, Ba. fiquei encantado com a exuberância do Rio Paraguaçu, dando um toque natural de magnifica beleza. Aquela imensidão de água ente as centenárias cidades de Cachoeira, e aquele presépio que é a cidade de São Felix, cenário de nos deixar emocionado. Feliz, por rever o nosso maior rio do estado da Bahia na sua forma como sempre foi naquelas cidades quando inclusive, navio de pequeno porte fazia o transporte de passageiros e cargas, do interior para capital, capital para o interior.
                Para minha decepção, voltei no mesmo local, por volta das 13;00hs...Cadê o rio? Só tinha lama. O rio a partir da Barragem Pedra do Cavalo: não existe. Toda aquela beleza vista na manhã simplesmente é a maré, que faz ainda recordar o grande Rio paraguaçu. O que podemos fazer? È cada um fazer a sua parte, para que, os próximos 22 de março tenhamos motivos para festejar, com muita Àgua.

domingo, 9 de março de 2014

RACISMO...ONDE NÓS ESTAMOS?

            Inacreditável para nós, nascemos no Brasil, somos  decendénte Africano, os nossos irmãos nativos são indígenas,, existe seres humano de todas parte do mundo, aquí vieram, ficaram, misturaram raças e custumes, adaptaram ao nosso clima diferênciado, sudeste, sul, centro, centro oeste, norte ,nordeste, leste; ainda temos o recôncavo  baiano aonde se concentra a maior população vindo da África.

           Sofremos todas amarguras da iscravidão, humilhações,impedimento de ocupar escolas, e outros acessos normais que fosse digno de um ser humano desenvolver o seu intelécto decente. Os negros sempre foram inferiorizados.  Por ai, foram mais de cinco séculos.

            Mais o negro sempre suportou todas consequências, encontrando na criatividade situação de superação, por meio da musica, arte, e esporte. No esporte conseguimos realçar o nome da nossa pátria para admiração e respeito do mundo de pessoas sadías.
      
             O que não admitimos de jeito nenhum, são atitudes de uma minuria de doentes, da mente; só pode ser...De estarem tentando denegrir figuras de cidadãos, e cidadãs; fatos amplamente divulgado por todas redes de comunicação. Atletas jogadores de futebol, agredidos por preconceito racial, no Peru. O jogador brasileiro Tinga: e as jogadoras do time feminino humilhadas por  um grupo de espectadores no interior de São Paulo, em Araraquara,  num jogo valendo pela Copa do Brasil, de futebol feminino. È lamentável, precisa que a sociedade e autoridades tome providências, pois não podemos admitir retrocesso deste tipo num pais que se projeta como futuro para o mundo.

sábado, 1 de março de 2014

É CANAVAL ACORDA PRÁ VER

            Todos anos se repete o maior acontecimento festivo; nas ruas, avenidas, bêcos, viélas, camarótes, celebridades do mundo das artes, esportes, politica partidária essa proferindo como sempre falação oportunista em fim; é o carnaval brasileiro. A maior concentração de seres humano em movimento, em rítimos musicais, percusão e coreografia, numa mistura de raças e etinias, que em nenhum lugar do planeta se iguala.

            Imagine no nordeste especialmente em salvador e recife seguido por fortaleza, se faz o carnaval mais democrático, aonde se pula dança, come bebe, namora, sem exigência de fantasia tudo na informalidade da bagunça, e alegria coordenadas  pelos tiros elétricos, e os blocos de frevo. Já no Rio de Janeiro e São Paulo exibe para o mundo o maior espetáculo teatral do mundo, quando nos sambódrámo das duas capitais desfila representando enrrêdos, dramatizando nas avenidas as histórias antepassadas, com mais de duzentas mil artistas do samba. Só no Brasil tem carnaval  para o mundo ver.
              Por tudo, podemos aproveitar nesse momento de pura alegria, que seja pura alegria na esperânça que diminua os números estatísticos dos assaltos, estúpros, atos de prostituição infantil,acidentes automobilisticos promovidos por ecesso de bebidas e drógas que nos traga um balanço no final feliz de paz e alegria da maior festa popular do mundo, feita por nós brasileiros.

              E quem não está no circulo do carnaval... O momento oportuno para reflexão.Fazendo um pequeno balanço do que estou fazendo na sociedade da qual estou inserido. Nos aspectos e questões de ordem ambientais, sociais, qual é a minha contribuição para o fortalecimento da minha familia e das familias da minha comunidade...Estou contribuindo com o controle social...Na defesa dos direito, orientando o outro do exercicio dos seus deveres, Constitucionais; temos direitos, devem serem cumprido pelos entres Federado: mais temos deveres com a constituição Federal. O carnaval pode ser o momento ideal. No mais; um feliz CARNAVAL para todos brasileiros com alegrias e paz. .