sábado, 26 de maio de 2012

Dificuldades com os efeitos da seca

Aconteceu nesta sexta-feira 25/05, uma Sessão Especial na Câmara de Feira de Santana, com o objetivo de discutir as dificuldades que nossa cidade vem sofrendo com os efeitos da seca, estiveram presentes: a Embasa, Ebda,, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Exercito e a Secreta´ria de Agricultura, todos falaram do que já foi feito e do que estão fazendo.
Infelismente os nossos representantes não estão preocuapdos com a situação da seca, pois dos 21 vereadores que temos só estavam presentes: Riberio que é presidente da Câmara, Justiniano que é secretário e Marialvo, os demais não apareceram.
O MAV vem a 15 anos falando sobre a questão da água se nós não buscar cuidade dela, com certeza teremos mais dificuldades.
A nossa proposta é que seja criado um Comitê permanente e que ele seja composto pelos governos Federal, Estadual, Municipal, a inicitiva e a sociedade civil organizada.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

TRIBUNA LIVRE NOS 15 ANOS

Estamos completando 15 anos nesta data é momento de agardecermos a Deus pelas açoes deselvolvidas nesta nossa trajetória foram realizados (09) nove seminários sobre água e saúde (01) um encontro sobre as questões ambientais, (07) sete romárias as nascentes da nossa cidade, (02) duas conferências, varais capacitações para criação dos conselhos locais de saúde.Varais reuniões para a estruturação do CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) mobilizamos para criação da Secretária Municipal de Meio Ambiente que foi uma das propostas aprovada em nossa 1ª conferência realizada em 2006.
Hoje temos representações nos Conselhos da Saúde, Meio Ambeinte, Assistència Social, Comitê Estadual Hidrografico do Rio Paraguaçu, CEP (Comitê em Etica e Pesquisa da UEFS).
Queremos agradeçer a todo(a)s que duranets estes anos colaboraram e continam colabroando com o MAV.
Neste data etivemos usando a Tribuan Livre da Câmara de Vereadores de Feira de Santana para fazermos uma prestação de conta das realizações do MAV, e estivemos no municipio de Amélia Rodrigues no Departamento de Meio Ambiente  apresentando o nosso projeto da coleta do óleo de fritura.
Participaamos da rede de OGR (Óleo e Gorduras residuais) a nivel de bahia, que vamso ser um polo em nossa cidade para o TerritórioPortal do Sertão.
Não podemos esquecer das parcerias com a Arquidiocese, Cáritas, Moc, Ceap, Uefs, Cetb, Ftc, Fan, Dispo Brasil e tanats outras.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

RETROSPECTIVAS II 15 ANOS

Depois que conseguimos não privatizar a EMBASA, fizemos uma avaliação tos trabalhos realizado de 21 de maio de 1997 até novembro de 2002, e decidimos mudar o nome De:  Movimento Polular em Defesa da Saúde Pública de Feira de Santana, Para: MAV - Movimento Água é Vida na Defesa da Água, da Saúde e do Meio Ambiente.
Continuamos realizando nossos seminários, no dia mundial da água realizamos romarias e caminahdas com destino as nossas nascentes, na busca de sensibilizar e mobilizar nossas comundiades com relação a preservação da água que é dom de Deus e responsabilidade humana.
Vale salientar que fizemos varias capacitações para implantação dos conselhos locais de sáude nas UBS Unidade Básica de Saúde, que foi uma lei do então vereador Ildes Ferreira.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

RETROSPECTIVA I 15 ANOS

 Ai o Movimento Popular em Defesa da Saúde Pública de Feira de Santana, entrou em ação com o objetivo de de não privatizar a EMBASA, fizemos varais mobilização e sencibilização nos entido de mostrar para o gestou municipal que não seria bom para nossa cidade e para a Bahia a privatização dos serviços de água, e toda a Bahia aderiu nossa proposta.
Lançamos o primerio projeto de iniciativa popualr no sentido de revogar a lei que 18 vereadores juntamente com o prefeito José Ronaldo aprovou, naquela época seria necessário conseguirmos cerca de 13.500 assinatura do eleitorado de Feira de Santana, conseguimos 24.890 em parceria com varias entidades religiosas, sindicatos, associação de moradores, a iniciativa pravada foi uma batalha juridica mais que conseguimos o apoio de toda a Bahia.
na eleição de 2002, o então senador caaçdo ACM falou na região do Sisal que ninguem nunca tinha falado em privatizar a EMBASA como era em plena campanha eleitoral, todos os prefeitos revogaram a lei que tinha sido aprovadas pelas Câmara de Vereadores.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

RETROSPECTIVAS 15 ANOS

Em 1997 realizamos nosso 1º Seminário sobre Água e Saudee nos anos seguintes realizamos outros.
em 1998 o então governador César Borges enviou para a Assembléia Legislativa um decreta autorizando a privatização dos serviços de água que é realizado pela Embasa, automaticamente todos os municipios baiano receberam esta instrução para que enviasse para as Câmaras de Veraedores um decreto autorizando a privatização dos serviços de água, assim que documetno chegou na Prefeitura de Feira de Santana, o Movimento Popualr em Defesa da Saúde Pública de Feira de Santana, soube da proposta realizamos duas audiência com o então prefeito Clailton Mascarenhas solicitando do mesmo qeu não enviasse esta proposta para Câmara de Vereadores, o qeu realmente aconteceu mesmo assim nós continuava nossa mobilização e sensibilização sobre a privatização da EMBASA.
Em 2000 o candidato a Prefeito de Feira de Santana o Sr. José Ronaldo de Carvalho, falava sem seus comícios que se eleito ele enviaria a proposta para a Câmara de Vereadores o qeu realmente ele fez.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

SÉRIE DOS 15 ANOS DO MAV

Em 21 de maio de 1997, realizamos uma missa ecumenica em frente ao Hospital Clereston Andrade, devido os descaso com a saude não tinha profissional de saúde paar atender os pacientes uma jovem não foi atendida voltou para casa vindo a falecer o então paroco da Paroquia São josé Operario (Campo Limpo) reuniu varais entidades sociais e religiosa para celebrar esta missa com a inteção de chamar a atenção das autoridades e comunidades o objetivo foi alcanaçdo, na avaliação deste ato sujiu o Movimento Popular em Defesa da Saúde Pública de Feira de Santana.
Hoje não é diferente o descaso da saúde pública em Feira de Santana.