terça-feira, 11 de agosto de 2009

DEFENSIVOS ALTERNATIVOS E NATURAIS

As receitas apresentadas foram extraídas do livro: "Defensivos Alternativos e Naturais" do Eng. Agr. Silvio Roberto Penteado.

CINZAS

A cinza de madeira é um material rico em potássio, muito recomendado na literatura mundial para controle de pragas e até algumas doenças. Pode ser aplicado na mistura com outros produtos naturais.Para o combate a lagartas e vaquinhas dos melões.

LEITE

O leite na sua forma natural ou como soro de leite é indicado para controle de ácaros e ovos de diversas lagartas, atrativo para lesmas e no combate de várias doenças fúngicas e viróticas. O seu emprego é recomendado para hortas domésticas e comunitárias. A mistura de leite azedo com água e cinza de madeira, é citado como efetivo no controle de míldio.Há Indicações do uso do leite como atrativo para lesmas. Distribuir no chão, ao redor das plantas, estopa ou saco de amiagem molhado com água e um pouco de leite. De manhã, virar a estopa ou o saco utilizado e mate as lesmas que se reuniram embaixo.

PIRÚVICO, ÁCIDO

Conhecido também como ácido Pirolenhoso, é um produto da condensação da fumaça proveniente da queima da lenha, na produção do carvão vegetal. A partir dos anos 80 voltou a ser empregado pelos produtores com o objetivo de repelir pragas.
No Brasil, não são conhecidas pesquisas acerca dos seus efeitos sobre as plantas e o homem. Por conter elevadas taxas de alcatrão, recomendamos seu uso somente a partir de pesquisas que comprovem sua eficiência e que não afete a saúde humana.

Nenhum comentário: