segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Semana da Solidariedade

De 06 a 12 de novembro, em Feira de Santana, Bahia, acontece a Semana da Solidariedade, um grande evento que traz como slogan "Solidariedade: a Força que nos torna humanos", como parte da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010. A Campanha da Fraternidade desse ano tem como tema "Economia e Vida" e tem como objetivo principal unir Igrejas Cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, construindo uma cultura de solidariedade e paz. A Semana da Solidariedade vai promover estudos e intercâmbio de experiência, além de celebrar o centenário de Dom Hélder Câmara, fundador da Cáritas Brasileira, entidade realizadora da iniciativa. Participarão, também, integrantes de outras igrejas cristãs.
A Semana da Solidariedade resgata um dos pensamentos proféticos de Dom Helder Câmara: “Se eu dou comida a um pobre, me chamam de santo, mas se eu pergunto por que ele é pobre, me chamam de comunista”. O evento também promove a realização da Feira de Sabores e Saberes e oficinas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e solidário. A realidade de fome e exclusão em que vivem 14 milhões de brasileiros e brasileiras indica a importância de debater a segurança alimentar e nutricional, de forma que todos devemos refletir sobre a solidariedade – e a importância de praticá-la cotidianamente.
Exercitando a Economia Solidária Durante três dias, os participantes vão ser estimulados a refletir sobre a cultura da solidariedade, e sobre os princípios da Economia Popular Solidária. A Feira de Sabores e Saberes, com abertura prevista para as 20h da sexta-feira (06), é o espaço de comercialização, cultura e intercâmbio. No canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, cerca de 20 representantes de empreendimentos populares solidários dos Estados da Bahia e Sergipe estarão expondo seus produtos e trocando experiências sobre o processo de organização do trabalho.
Sábado (07), em local ainda a definir, diversas temáticas e instrumentos associados ao desenvolvimento sustentável e solidário estarão sendo aprofundadas em oficinas baseadas nas metodologias da educação popular: fundos rotativos solidários; fundo nacional e diocesano de solidariedade; convivência com os biomas, projeto popular para o Brasil e direitos humanos.
Na Feira de Sabores e Saberes, a partir das 21h, diversas manifestações da cultura popular do interior da Bahia promovem a confraternização dos grupos e participantes. O evento encerra no domingo (08), com a partilha das oficinas e das visitas à feira e levantamento de propostas, recomendações e encaminhamentos da Semana da Solidariedade.
Fonte: cese

Nenhum comentário: