terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Água de qualidade para 114 localidades da região do sisal


A população de 114 localidades de 20 municípios e 12 sedes municipais do semi-árido, na região do sisal, será beneficiada com a construção da interligação da Barragem de Pedras Altas ao Sistema Integrado de Abastecimento de água do Sisal, que vai garantir a distribuição de água de qualidade para cerca de 172 mil pessoas, que hoje são abastecidas com a água salinizada da barragem de São José do Jacuípe. A Embasa vai executar a obra cuja ordem de serviço foi dada, no último dia 21 de novembro, pelo governador Jaques Wagner, em Riachão do Jacuípe. O investimento de R$ 59,3 milhões, com conclusão prevista para 2011, conta com recursos próprios da empresa e do Governo do Estado.
Ao assinar a ordem de serviço, o governador Jaques Wagner destacou as ações do Programa Água Para Todos como inclusivas e prioritárias em seu governo. “Estamos levando ao sertão água de qualidade, desenvolvimento e cidadania”, disse o governador. A Embasa é a principal executora do Água Para Todos, com investimentos que ultrapassam R$ 2,45 bilhões em 318 obras de ampliação e implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na capital e no interior do estado.
“Essa é uma obra que vai resgatar a autoestima e melhorar a qualidade de vida da população. Com o novo sistema, a comunidade se livrará do desconforto provocado pela água salobra”, declarou o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho. Ele também informou que alguns municípios do semi-árido receberão obras mais específicas, a exemplo de Conceição do Coité e Serrinha, que terão água assegurada por um sistema integrado de abastecimento.
Obra
A obra será construída pela Embasa e prevê a instalação de uma adutora de água bruta com 1,7 km de extensão, ligando a captação de água da barragem de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, a adutora da barragem de São José do Jacuípe. A implantação do Sistema Integrado de Abastecimento do Sisal prevê, ainda, a construção de uma Estação de Tratamento de Água - ETA, com capacidade para tratar 490 litros por segundo, três estações elevatórias, 37 km de adutora de água tratada, dois reservatórios com capacidade para armazenar 1,4 milhões de litros, além da construção de 45 km de linha de transmissão de energia elétrica e uma subestação.
Após a realização desta obra, está prevista, numa segunda etapa, a integração das sedes municipais de Mairi, Quixabeira, Várzea do Poço e Várzea da Roça ao sistema.

Localidades que serão atendidas:

Quilombo, Várzea do Meio, Chico Paixão, Chapada, Canudos, C. de Almas, Campo São João, Bipador, Fidelcina, Lagedo Domingos e Morrinhos (Município de Várzea da Roça)

Sede de Capela do Alto Alegre, Chico Tibúrcio, Tanquinho, Beira do Rio, Campo Alegre, Capelinha de Ipiraí (Município de Capela do Alto Alegre)


Sede de Pintadas e José Amâncio (Município de Pintadas)

Sede de São José do Jacuípe, Itatiaia, Melancia, Nova Campina e Pau de Colher (Município de São José do Jacuípe)

Sede de Gavião, Varginha, Vieira e Cabaças (Município de Gavião)

Sede de São Domingos, Santo Antônio, Vila África, São Pedro, Morro Branco, Lagoa da Torre, Sítio Novo, Lagoa Coberta, Cabana, Jurema e Ouro Verde (Município de São Domingos)

Sede de Valente, Ferros, Santa Rita Cássia, Ponta D'água, Alto Bonito, Barriguda, Boa Vista, Recreio, Lagoinha, Bezerra, Ladeira, Piana, Baixa, São Paulo, Santana, Tanquinho, Mato Grosso, Queijo, Gitirana, Limoeiro, Feira do Pau, Junco, Cabochá, Cajueiro, Lagoa das Pedras, Varginha, S. do Pintado, Poço, Boi Novo, Boi Velho, Q. do Meio, Q. do Curral, Valilândia e Ichu (Município de Valente)

Lagoa do Canto e Peões (Município de Retirolândia)

Sede de Nova Fátima, São Francisco, Santo Antônio, Alto Bonito (Dedego) e Cancela Preta (Município de Nova Fátima)

Ipueirinha, São Roque e Nova Troca (Município de Conceição do Coité)

Sede de Pé de Serra, Poço, Casa Nova de Riachão, T. de S. Agostinho, Cascalheira e Pedra Bonita Município Pé de Serra

Sede de Ichu, Casa Nova, Umbuzeiro, Capoeira do Rio, Licuri de Baixo, Licuri de Cima, Queim. do Meio, Barra, Varjota, Campinas e Laranjo (Inferninho) (Município de Ichu)

Sede do município de Candeal e Sítio (Município de Candeal)

São Nicolau (Município de Santa Barbara)

Sede de Capim Grosso, Água Nova, Caiçara e Peixe (Município de Capim Grosso)

Pereira e Algodões de Santa Luz (Município de Santaluz)

Riacho da Onça (Município de Queimadas)

Jaboticaba (Município de Quixabeira)

Macarujá (Município de Várzea do Poço)

Sede de Riachão do Jacuípe, Barreiros, Terra Branca, Algodão, Canoas, Terra Nova, Vila Aparecida, Trás da Roça, Maraiba, Sítio Novo, Chapada, Almas, Pedrinhas, Chapadinha, Bom Sucesso, Malhador, Riacho de Areia, Vila Guimarães, Baixa de Areia, Campo Alegre, Barro Preto, Campinas e Furrupa (Município de Riachão do Jacuípe)

Fonte: embasa

Nenhum comentário: