segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Clima de Copenhague.

É provável que você ouça contar o drama de Copenhague de mil formas diferentes, mas aqui vai a nossa opinião sincera sobre isso: os nossos líderes foram uma decepção, e as conversações terminaram sem que se tenha chegado a qualquer espécie de acordo justo, ambicioso, ou vinculativo. Não fica claro se o fraco "acordo" que veio a público hoje cedo irá constituir uma plataforma forte o suficiente para proporcionar o tipo de ação que vai ser necessária em 2010 e para além disso.

Isto não quer dizer que vocês falharam. Muito pelo contrário, o movimento que vocês construíram por todo o mundo tornou possível que todos vissem as questões científicas que estão em causa. Em Copenhague, ocorreu inúmeras vezes de vermos delegados da ONU conversando com alguém que usava uma camiseta da 350, com palavras de admiração e de gratidão. Disseram-nos repetidamente o quanto este movimento alterou tanto o tom dando substância nas negociações.

Pela primeira vez, desde que começaram estas conversações de clima, há quase 20 anos atrás, um movimento de cidadãos fez com que fosse muito mais difícil para as grandes potências simplesmente imporem a todos os outros um acordo fraco - é por isso que os EUA, a China e a Índia tiveram de fazer o seu próprio acordo entre eles. Muitos pequenos países, países pobres e países vulneráveis simplesmente se recusaram a se deixar levar sem luta para um pacto suicida - pois eles sabiam que 350 equivalia à sobrevivência.

De fato, este mesmo cântico - "Three-Five-Oh...Sur-vi-val!" ("Três-Cinco-Zero… So-bre-vi-vên-cia!") se ergueu espontaneamente acima da multidão de centenas de pessoas que se reuniram ao frio à uma da madrugada, na estação de metro à porta do Bella Center, onde as conversações estavam ocorrendo em Copenhague. Durante dias não tiveram permissão para entrar no Centro - na última noite eles resolveram ficar à porta para entregar o veredito dado pelo movimento: isto não basta, isto não está terminado, e nós estamos testemunhando um monumental fracasso em termos de liderança.

Este fracasso não pode ser admitido. Se trata do nosso futuro, do futuro de todos os lugares da terra e de todas as pessoas das gerações futuras. Por isso vamos todos juntos, nas semanas e meses que se seguem, descobrir como construir um movimento mais forte, um movimento que ponha este planeta de volta para onde ele precisa estar. Nas semanas que se seguem, vão ter notícias nossas, com novas idéias, e se você tiver alguma idéia também por favor a partilhe conosco através do e-mail organizers@350.org.

Estamos nos aproximando de um período de festas numa boa parte do mundo, e quando o novo ano amanhecer não será nada daquilo que a gente tinha esperado. Mas estamos confiantes, e essa confiança vem de vocês. Em todos os cantos do mundo, em lugares frios e quentes, ricos e pobres, Muçulmanos e Cristãos e Hindus e Budistas e Judeus e outros que não são nenhuma destas religiões, partilhamos uma mensagem: 350 é igual a sobrevivência, e nada nos vai parar até chegarmos lá.

Fonte: equipe da 350.org

Nenhum comentário: