segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudo revela os impactos das mudanças no clima sobre os recursos hídricos da Bahia


Nesta segunda-feira, 14, a partir das 9 horas, o Instituto de Gestão das Águas e Clima, INGÁ, apresenta um estudo sobre os impactos das alterações climáticas sobre os recursos hídricos do estado da Bahia.

A pesquisa “Enfrentando um mundo em transição: mulheres, população e clima” foi produzida pelo Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, agência de cooperação internacional para o desenvolvimento da ONU.

Os efeitos sobre esse cenário, feitos a partir de simulações, será apresentado pelo Ingá, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), através do estudo, desenvolvido pelo engenheiro Fernando Genz, pesquisador do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, UFBA, e pelos meteorologistas Clemente Tanajura, do Instituto de Física da UFBA, e Heráclio Alves, do INGÁ.

O estudo faz uma análise dos desastres ambientais e sua relação com as mudanças climáticas. Foram investigados os impactos nos biomas caatinga, cerrado e Mata Atlântica, para o período 2070 a 2100.

De acordo com o cenário mais pessimista pode haver uma redução significativa de chuvas no estado, chegando a 70%. O impacto se dará também na vazão dos rios, assim como o aumento da temperatura em 2°C no litoral e até 5ºC na região Noroeste do Estado.
Fonte: INGÁ.

Nenhum comentário: