quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Experiências da Bahia no combate à desertificação serão apresentadas na COP 15

O Instituto de Gestão das Águas e Clima, INGÁ, vai apresentar nesta quinta-feira, 17, em Copenhague, a experiência da Bahia em palestra durante o Klimaforum 09, evento que acontece paralelamente à Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 15.

Com o tema “Desertification and Traditional Communities: Experience In Bahia, Brazil”, o diretor geral do Ingá, Julio Rocha, falará sobre as transformações das terras semi-áridas em áridas e o avanço da desertificação devido às mudanças no clima.

As experiências do estado no enfrentamento dessas mudanças e sua relação com os povos tradicionais fazem parte da apresentação. Segundo o diretor, o impacto da desertificação nessas comunidades é direto. Fenômenos e desastres ligados ao clima, como inundações e enchentes tem criado uma série de “refugiados do clima”.

O Klima Fórum é aberto, gratuito e faz parte da programação oficial da COP 15. Participam representantes da sociedade civil de todo o mundo. As discussões do evento serão reunidas e será apresentada uma declaração às lideranças políticas que estão na COP.

A Bahia está implementando um programa de Combate à Desertificação nos municípios da região do semi árido. Quase 70% do território do estado se localiza no semi árido. São 289 municípios, com 3,7 milhões de habitantes.

Fonte: INGÁ

Nenhum comentário: