quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

No clima da COP universidades promovem atividades com foco no meio ambiente


Até sábado, dia 12, a Universidade de Brasília, UnB, promove um debate paralelo à 15ª Conferência do Clima, COP 15. O Survival Academy teve início nesta quarta-feira, 09, e acontece em várias cidades do mundo, paralelamente à Conferência.

Todos os dias, três correspondentes que estão na Dinamarca, realizarão videoconferências com o Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB (CDS), apresentando um resumo dos principais assuntos abordados durante as reuniões. Dois alunos de pós-graduação e a coordenadora de mudança do clima e sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente, Andréa Souza Santos, participam do encontro em Copenhague.

Um dos temas abordados em Brasília é o papel da mídia na cobertura dos assuntos que envolvem as mudanças climáticas. Segundo o professor coordenador do evento, Thomas Ludewigs, a proposta do Survival Academy se diferencia da COP, pois pretende aproveitar a repercussão do evento mundial para refletir o que pode ser feito por cada um, independente dos governantes, através de ações eficazes.

Esta é a primeira vez que o Survival Academy é realizado em Brasília. Mais informações podem ser obtidas no site www.unbcds.pro.br. AS inscrições são gratuitas.

Em Curitiba, no Paraná, o Instituto FACEL de Sustentabilidade, promove nesta quinta-feira, 10, a entrega do material para consumo consciente para os funcionários e colaboradores da instituição.

A iniciativa partiu dos próprios funcionários que sugeriram ações de sustentabilidade focais como a economia dos copos descartáveis, das impressões, separação do lixo, etc.

No momento em que as atenções de todo o mundo se voltam para o meio ambiente, as ações ganham um destaque ainda maior, de acordo com a professora Patrícia C. Campos Nogueira, integrante do projeto. “Tendo em vista o encontro mundial em Copenhague para a discussão do futuro do planeta e a necessidade urgente de medidas de controle e de respeito ao ambiente e ao modo de vida das grandes metrópoles”, disse.

A entrega acontece a partir das 14h30 no auditório da Faculdade de Administração , Ciências , Educação e Letras, Facel, que fica na Rua Vicente Machado, 156, em Curitiba.

Nenhum comentário: