quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Pegada Ambiental

O Ano Novo está próximo e eu aqui tentando fixar alguns objetivos ambientais para o próximo ano. O problema é que as iniciativas mais fáceis e imediatas eu já adotei. Eu não uso mais copos descartáveis, faço a separação do lixo como manda o figurino e uso transporte coletivo. Tudo bem, é assim mesmo que a coisa funciona. Você começa pelas iniciativas mais simples e que exigem pouco investimento. Com isso, é possível reduzir seu impacto ambiental sensivelmente. Depois vem a segunda fase que exige um comprometimento maior. É nessa fase que estou e por isso vou continuar com exemplos pessoais. A casa onde moramos faz dois anos foi construída há 15 e não tem recursos modernos de redução de impacto ambiental. É uma casa simpática e simples (a simplicidade é ecológica); o terreno é amplo, arborizado e tem 80% de área de infiltração (bem ecológico, com certeza). No entanto, eu precisaria investir em uma reforma que melhorasse a iluminação natural de alguns cômodos, em um sistema de aquecimento solar de água e em captação de água da chuva. Tudo isso custa dinheiro e o retorno só vem pingadinho na conta de luz e água. Eu vou encarar esses investimentos dentro de minha capacidade financeira, é claro. Espero que em 2009 eu consiga realizar pelo menos um deles. Com as ações da segunda etapa espero reduzir o impacto ambiental de minha família a menos da metade do que era no passado. Depois disso, virá a terceira etapa que não depende só de ações no foro privado. Vivemos em sociedade, precisamos de comida, diversão e arte. Quando vou ao supermercado escolho produtos que tem uma embalagem mais ecológica, mas hoje a maioria dos produtos não é comercializada em embalagens ecologicamente corretas. O que fazer? Ficar sem comer? Talvez um dia o fabricante decida por conta própria mudar a embalagem do seu produto ou o governo baixe uma norma obrigando o uso de embalagens melhores. Até lá, minha disposição em reduzir impacto ambiental ficará limitada pela sociedade em que vivo. Nesse ponto saímos da prática ambiental privada para a militância ambiental pública. Depois de cumprir todas as etapas desse processo verde seu impacto ambiental pode se reduzir a uma fração do que foi no passado. Na minha estimativa cabalística creio que podemos reduzi-lo para ¼ do que é hoje. E quando isso acontecer a nova geração virá com novas idéias para ir mais longe ainda.

Nenhum comentário: