terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Tóffano: Parlamento do Mercosul conquista ações para o meio ambiente

O presidente da representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), deputado José Paulo Tóffano (PV-SP), considerou positivo o ano de 2009 para o bloco. Ele citou, entre as conquistas mais importantes, o comprometimento dos países com o meio ambiente.

O primeiro acordo do mundo para gestão integrada de bacias hidrográficas, relativo ao Rio Apa, que define a fronteira entre o estado do Mato Grosso do Sul e o Paraguai, é uma das iniciativas que consegue reunir vantagens econômicas e proteção do meio ambiente, por meio de regras de preservação do rio.

A criação do fundo comum entre os países integrantes do do mercado comum para fomentar a agricultura orgânica e familiar na região é também um dos exemplos citados pelo deputado.

Eleições diretas
Outra discussão que avançou no Parlamento do Mercosul este ano é a proposta para realização de eleições diretas para os parlamentares que integram o organismo. O problema é que a agenda eleitoral de cada país teria que ser ajustada, para evitar que outra data no calendário de eleições de cada país seja marcada. Por causa das discussões, o deputado acredita que provavelmente antes de 2012 não será possível realizar o pleito direto.

Em um primeiro momento, o Brasil vai contar com 37 representantes. Em 2014, esse número será ampliado. Até agora, apenas a Argentina e o Uruguai elegeram seus representantes.

Integração da Venezuela
Na opinião do parlamentar, o ponto mais importante e polêmico que o Parlamento do Mercosul discutiu em 2009 foi o esforço para a integração da Venezuela ao bloco político-econômico. O país se tornou alvo de críticas e de rejeição por causa do presidente Hugo Chávez. O Brasil já aprovou a entrada da Venezuela no bloco. Agora falta a aprovação do Paraguai. "Precisamos ver se o Paraguai endossa a entrada da Venezuela. Vamos passar a ter aquele parceiro que tinha apenas voz, e não voto, e passa a ter voto também. Em função da maneira eclética que Chávez imprime em seu país, vai ser um desafio interessante".

Para 2010, Tóffano acredita que os desafios e pautas do Parlamento do Mercosul serão a continuidade nas iniciativas de proteção ao meio-ambiente, o esforço para a inclusão de outros países da América do Sul no bloco econômico, e o acompanhamento das eleições brasileiras.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário: