quinta-feira, 25 de março de 2010

Visita a ETA Estação de Tratamento da Embasa


Alguns integrantes do Movimento Água é Vida, juntamente com outras pessoas sendo num total de 50 componentes sendo professores, alunos, profissionais de saúde e lideres comunitários visitaram nesta quinta-feira 25/03, a Estação de Tratamento da Embasa (ETA), em Conceição da Feira, a visita foi parte das atividades da semana da água, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com outras entidades, embasa, SESP, Os Guardiões do Meio Ambiente, Ingá, SOS Rio Paraguaçu, Polícia Militar da Bahia, Associação Buriti, TV Subaé e  o MAV.
Na visita, todos tiveram a oportunidade de conhecer a maneira como a água é tratada, desde sua captação através do rio Paraguaçu, passando por todas as fazes do processo até se tornar uma água propicia ao consumo humano.
-A visita serviu para desmistificar o preconceito de que a água da embasa não serve para o consumo diário, na verdade ela é mais limpa do que a própria água mineral que quase sempre chega ao consumidor final contaminada, devido à armazenagem inadequada.
 A Semana da Água prossegue amanhã com palestra na secretária municipal de meio ambiente, e se encerra no sábado com a 7ª caminhada do MAV saindo do estacionamento da Prefeitura Municipal de feira de Santana as 8.30h até a nascente do rio subaé.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal, parabéns pela iniciativa. Mas a comparação com a água mineral não pode ser feita desta forma, pois uma segue os parâmetros do Ministério da Saúde e a outro o de Minas e Energia, logo seguem critérios diferentes. Vale ressaltar também que a água da embasa as vezes chega contaminada por nós mesmos ao consumo final, pois deixamos ela contaminar em nossos reservatórios que na maioria dos casos deixam a desejar quanto a sua manutenção e limpeza. Logo, para que a água da Embasa chegue realmente ideal para o consumo humano, também precisamos fazer nossa parte em nossas casas.
Também já visitei a ETA, e parabenizo também o tratamento da água, as instalações, o acolhimento ao público e a transparência da empresa.

att,

Estudante Eng. Civil - UEFS

Anônimo disse...

adorei a publicação que vcs fizeram, me ajudou e muito no meu trabalho de ciencias, obg!