quinta-feira, 29 de abril de 2010

Perda de gelo flutuante nos polos faz mar subir ‘um fio de cabelo’ por ano

As mudanças registradas na quantidade de gelo que flutua nos oceanos polares estão provocando um aumento do nível dos mares, registrou um estudo públicado nesta quarta-feira (28) na revista ''Geopshycal Research Letters''.
Mas apesar da perda de gelo flutuante a cada ano ser similar a 1,5 milhão de icebergs como os que afundaram o Titanic, o aumento do nível do mar é isignificante. Em um ano esse aumento é equivalente ao diâmetro de um fio de cabelo.

Andrew Sheperhed, autor do estudo e pesquisador da universidade de Ledees, afirma no entanto, que o impacto do degelo é um sinal que não deve ser ignorado. Ele lembrou que nas últimas décadas se registraram reduções consideráveis de gelo flutuante na terra, particularmente nas plataforamas antárticas e árticas.

''Essas mudanças tiveram um grande impacto no clima regional, e já se espera que os oceanos aumentem sua temperatura no curso do século o degelo dos icebergs devem ser considerados em avaliações futuras dos aumentos do nível do mar.

Um comentário:

Anônimo disse...

que legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll.