quarta-feira, 12 de maio de 2010

Acordo entre universidade brasileira e instituto cubano busca a produção sustentável de bioenergia

A Universidade Estadual Paulista, Unesp, firmou um acordo com o Instituto Cubano de Pesquisa dos derivados de Cana-de-Açúcar, ICIDCA, para produção sustentável de bioenergia.

Durante o Fórum Internacional de Pesquisa em Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizado em São Paulo, foi anunciada a parceria que prevê o desenvolvimento de tecnologias para a produção de fontes renováveis de energia.

Serão trabalhados cinco eixos, de acordo com a assessoria de comunicação, com os temas: biomassa para bioenergia; produção de bioenergia; aplicação de biocombustíveis em motores; biorrefinaria, alcoolquímica e oleoquímica; impactos ambientais, sócio-econômicos e sustentabilidade.

A pró-reitora de Pesquisa da Unesp, Maria José Soares Mendes Giannini, ressaltou a busca por parcerias, “Nosso foco é trabalhar os resíduos de forma sustentável, unindo especialistas das duas instituições”, disse.
O ICIDCA apresentou as pesquisas que estão sendo desenvolvidas com a redução de impactos ambientais e produção de derivados de cana-de-açúcar.

A Unesp faz parte do Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia, criado em dezembro do ano passado.
*Com informações da Unesp.

Nenhum comentário: