quarta-feira, 16 de junho de 2010

Comunidade debate a implantação do Instituto Universidade Popular


A metodologia a ser implantada no Instituto Universidade Popular da Bahia (Unipop) está sendo discutida nesta segunda e terça (14 e 15) na Universidade Estadual de Feira de Santana. O evento conta com a participação de professores, representantes de movimentos sociais, do poder público, da sociedade civil, da Uefs, Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
   O diálogo é promovido pelo Instituto de Cooperação Belgo-brasileira para o Desenvolvimento Social (Disopbrasil) em articulação com as três universidades Uefs, Uneb e UFRB. O principal objetivo é discutir formas de execução do Projeto Unipop.
   A Unipop é uma proposta de articular as boas práticas de formação de lideranças com conteúdo voltado para o desenvolvimento territorial, gestão político-institucional das entidades parceiras e elaboração e gestão de projetos com base na formação adequada às diversas realidades das pessoas para então construir o desenvolvimento sustentável.
   Segundo o presidente da Universidade Popular, o professor da Uefs Ildes Ferreira, “é preciso que se privilegiem métodos que valorizem o conhecimento adquirido do aluno voltado para os expoentes movimentos sociais”. E acrescenta: “Nos cursos tradicionais, a metodologia é de repasse de conhecimento. Queremos fazer o caminho inverso, ajudar a produzir o conhecimento”, ressaltando a importância da metodologia da alternância.

Nenhum comentário: