terça-feira, 22 de junho de 2010

Estudo mostra que chimpanzés se matam para ampliar território

Com a morte dos semelhantes, eles conseguem maior acesso aos alimentos e fêmeas

Há tempos os pesquisadores sabem que os chimpanzés matam uns aos outros, mas agora os cientistas sabem as razões: um estudo apresentado pela publicação científica Current Biology mostrou que esses primatas, matam seus companheiros de espécie para expandir seu território.

John Mitani, principal autor do estudo publicado na segunda-feira (21), analisou observações de chimpanzés em Ngogo, no Parque Nacional Kibale em Uganda, feitas durante 10 anos.

- Os chimpanzés matam uns aos outros. Matam seus vizinhos. Nossas observações indicam que eles fazem isso para ampliar seus territórios a custa de suas vítimas.

Mitani, professor de antropologia na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e seus colegas observaram e documentaram 18 ataques mortais de chimpanzés e encontraram provas conclusivas de três assassinatos entre esses primatas.

Os ataques ocorreram principalmente quando grupos menores de chimpanzés foram "patrulhar" o território das comunidades vizinhas.

Após as mortes, os cientistas verificaram que os chimpanzés aumentaram seu território em 22%. Os animais desfrutam assim de maior acesso aos alimentos e, possivelmente, a mais fêmeas.

- Já que o território recém-adquirido corresponde à zona antes ocupada por muitas das vítimas, sugerimos que existe um elo entre os atos anteriores de agressão intergrupal letal e a expansão territorial posterior.

Sylvia Amsler, professora de antropologia na Universidade de Arkansas, que realizou a pesquisa de campo para esse projeto, foi uma das cientistas que observou uma violenta incursão no noroeste do território dos chimpanzés em Ngogo.
Amsler disse que 27 machos adultos e jovens e uma fêmea adulta surpreenderam um grupo menor de chimpanzés fêmeas que pertenciam à comunidade vizinha. Duas das fêmeas tinham filhotes.

Os atacantes machos mataram alguns filhotes e feriram gravemente outro, ao tentarem - sem sucesso - retirá-lo dos braços da mãe.

As conclusões básicas do estudo não são tão reveladoras sobre as complexas razões pelas quais os humanos vão à guerra, mas podem revelar pistas sobre a cooperação humana, indicaram os pesquisadores, que mencionaram a colaboração e o trabalho em equipe, assim como a redistribuição de recursos extraordinários para os membros do grupo.Informações do R7.

Nenhum comentário: