sexta-feira, 9 de julho de 2010

Chuva e seca deixam mais de 80 cidades em emergência na Bahia

Excesso de água afetou 1,8 milhão de pessoas no Estado; sete morreram

A falta e o excesso de chuvas na Bahia deixam, até esta sexta-feira (9), 83 cidades em estado de emergência no Estado. Por causa das chuvas, a Defesa Civil baiana registrou 47 municípios em emergência, enquanto 36 estão nesta situação em função da seca.

As fortes chuvas dos primeiros meses de ano e as precipitações das últimas semanas na faixa do litoral e do recôncavo baiano deixaram cidades em emergência no sul do Estado. A seca atinge mais os municípios do sudoeste baiano, principalmente a região de Vitória da Conquista, a 509 km da capital Salvador.

Do começo do ano até agora, de acordo com o órgão, cerca de 1,8 milhão de pessoas foram afetadas por causa das chuvas na Bahia. Cerca de 17 mil pessoas tiveram que deixar suas casas, 420 ficaram feridas e sete morreram.

O número de cidades em emergência no Estado, no entanto, pode subir para 122. Até esta sexta, a Defesa Civil ainda tinha mais 39 municípios aguardando a homologação de seus pedidos. Além disso, choveu forte no sul baiano nos últimos dias e a Defesa Civil afirmou que não atualiza seus dados há 15 dias, pois espera relatórios dos órgãos municipais.

AL e PE sofrem com as chuvas

As chuvas no Nordeste nas últimas semanas também atingiram Alagoas e Pernambuco. Até o último balanço divulgado pela Defesa Civil alagoana, mais de 74 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas no Estado, 27 morreram e 69 estão desaparecidas.

Em Pernambuco, 12 cidades decretaram estado de calamidade pública em virtude das enchentes. Cerca de 82 mil pessoas estão fora de suas casas e 20 morreram. Ao todo, 142 pontes foram destruídas no Estado, junto com 14 mil moradias.

Nenhum comentário: