sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cientistas acham novas espécies de peixe

Uma nova pesquisa publicada na revista científica Journal of Fish Biology revelou duas novas espécies de peixe (Halieutichthys intermedius and H. bispinosus), que vivem nas águas parcial ou totalmente contaminadas pelo vazamento de óleo na região do golfo do México.

Segundo John Sparks, curador de ictiologia do Museu Americano de História Natural, “um deles só vive naquela região cheia de óleo”.

- Se ainda estamos descobrindo novas espécies de peixes no golfo, imagine quanta diversidade, principalmente micro diversidade, ainda existe lá que ainda não conhecemos. Essa descoberta enfatiza o potencial de perda de biodiversidade que um desastre dessa magnitude pode causar.

As duas novas espécies pertencem à família Ogcocephalidae, um grupo de cerca de 70 espécies de criaturas que vivem em águas profundas e escuras. Esses peixes têm cabeças e bocas enormes que, aliadas a sua capacidade de se misturar ao ambiente, dão-lhes vantagem na hora de capturar suas presas.
Os peixes recém-descobertos usam suas barbatanas robustas e parecidas com um braço para “caminhar” desajeitadamente no ambiente.

Segundo os cientistas, seus movimentos são tão grotescos que lembram um morcego andando. Eles vivem nas costas do golfo do México e do oceano Atlântico, que vai do estado americano da Louisiana até a Carolina do Norte.
O H. bispinosus tem um padrão de tubérculos espinhosos densamente arranjados, que cobrem todo o seu corpo. Já o H. intermedius tem uma superfície lisa e não espinhosa no dorso e vive apenas na região que fica ao longo da distribuição do vazamento no golfo.

Nenhum comentário: