terça-feira, 3 de agosto de 2010

Censo da vida marinha revela diversidade dos oceanos

Pesquisa envolveu 360 cientistas e cadastrou mais de 10 mil espécies

Caranguejos, lagostas e outros crustáceos são as espécies mais comuns nos oceanos e nos mares da Austrália e do Japão, cujas águas são as mais variadas, de acordo com um censo da vida marinha.

Jesse Ausubel, um dos fundadores do projeto Censo da Vida Marinha, que reuniu a extensa pesquisa comentou os resultados.

- Fizemos uma descoberta. Aprendemos coisas novas.

As águas do Japão e Austrália abrigam cada uma cerca de 33.000 formas de vida que foram alçadas à categoria de "espécie".

As águas da China, do mar Mediterrâneo e do golfo do México também estão na lista das cinco regiões marinhas com maior biodiversidade, segundo o censo preliminar na divulgação dos dados na Biblioteca Pública de Ciências (PLoS ONE).

O ambicioso censo é o resultado de uma pesquisa realizada por 360 cientistas a um custo de R$ 1,14 bilhão (US$ 650 milhões) ao longo de dez anos.

Os cientistas combinaram as informações coletadas durante séculos com dados novos obtidos durante o censo da última década para criar uma lista de espécies em 25 regiões, da Antártica ao Ártico, passando pelos mares temperados e tropicais.

O inventário será completado com informações obtidas em países como Indonésia, Filipinas, Madagascar e no mar da Arábia, em um trabalho mais amplo que será divulgado em outubro.

Mesmo com isso, o inventário ficará incompleto, explicou Nancy Knowlton, da Smithsonian Institution e responsável pela pesquisa nos recifes de corais.

- O oceano é simplesmente tão amplo que depois de dez anos de trabalho duro, ainda temos apenas [exemplos] instantâneos, embora alguns muito detalhados, do que o mar abriga.

Até agora, o estudo cadastrou por volta de 10.750 espécies conhecidas e com nome em determinadas regiões, e os pesquisadores acreditam que, para cada espécie conhecida, haja pelo menos quatro a serem descobertas.

Ausubel conta que a descoberta de que os crustáceos são os mais numerosos, mudará a forma como os seres humanos apreciam o mar.

- Quando nós homens pensamos no oceano, pensamos em peixes e em baleias. Mas os grandes mamíferos representam apenas 2% da diversidade. E os peixes, 12%. Deveríamos pensar primeiro em crustáceos e moluscos.

Quase a quinta parte de toda a vida marinha é composta de crustáceos, seguidos de perto pelos moluscos - lula, polvos, caramujos e lesmas - que representam 17%. Depois, com 12%, estão os peixes, entre eles os tubarões.

Os micro-organismos unicelulares das famílias dos protozoários e das algas, assim como outros tipos de organismos com forma de planta, estão em quarto lugar, com 10%.

Os conhecidos mamíferos marinhos, como as baleias, estão incluídos nos vertebrados categoria "outros" e representam apenas uma pequena parte da biodiversidade marinha.

As algas, protozoários, aves e mamíferos marinhos que cruzam com frequência os oceanos do mundo são considerados as espécies mais cosmopolitas, já que foram registradas em mais de uma região.

As víboras luminosas – ou Chauliodus Sloani – são encontradas em mais de um quarto dos mares do mundo.

Os cientistas envolvidos no inventário da vida marinha consideram que é preciso catalogar as espécies que estão em risco de extinção.

Mark Costello, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, falou sobre a necessidade da urgência de se completar o censo.

- As espécies marinhas sofreram um grande declínio. Em alguns casos as perdas são de 90%, devido às atividades humanas e muitas entram direto em extinção, como aconteceu com muitas espécies terrestres.

Nenhum comentário: