terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Reciclar óleo de cozinha contribui para diminuir aquecimento global

Quando as donas de casa desejam fazer pratos deliciosos que precisam de fritura, como batata frita pastéis, bolinhos, entre outros, usam o famoso óleo vegetal, ou simplesmente, óleo de cozinha. Mas depois da degustação é que chega o problema. O que fazer com o óleo já usado na fritura? O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum.

Seja qual for à opção escolhida, custará caro ao meio ambiente. O despejo indevido na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes.

A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global.


A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo da pia, acaba chegando ao oceano pelas redes de esgoto, em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano, através de uma ação anaeróbica (sem ar) de bactérias.

Conheça o projeto "ÁGUA VIVA"

Nenhum comentário: