quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bahia precisa aprimorar licenciamento ambiental para empreendimentos de energia renovável

Parque eólico
Terceiro maior estado em número de empreendimentos contratados nos leilões de energia renovável, a Bahia tem 34 projetos em implantação que somam R$ 4 bilhões em investimentos e previsão de gerar três mil empregos diretos. Para os próximos anos é esperada aplicação de mais de R$ 16 bilhões, baseando-se apenas nos protocolos já assinados com o Governo da Bahia. Esses números foram apresentados nesta quarta-feira (12), durante reunião das Câmaras sobre Energia e Meio Ambiente, do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado, no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).
O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, garantiu que o Governo da Bahia está adotando medidas para aprimorar o processo de licenciamento ambiental. “O ideal é que tenhamos prazos compatíveis com a demanda”, afirmou.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, que também participou do evento, “o desafio do governo será simplificar processos sem descuidar dos controles ambientais”.
Já o diretor de Operações da Renova Energia, Renato Amaral informou que a Renova possui áreas para implantação de 20 parques eólicos, com financiamentos aprovados, equipamentos comprados e 456 MW contratados, nos três últimos leilões de energia eólica, dependendo de licença ambiental para implantação. (Com informações da Agecom)

Nenhum comentário: