terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Governo defende sustentabilidade ambiental na construção da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul

No programa de rádio desta terça-feira (22), o governador Jaques Wagner reafirma que as obras de infraestrutura em desenvolvimento no estado, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste/Leste (Fiol), na região sul, buscam o equilíbrio entre geração de emprego, desenvolvimento econômico e social e sustentabilidade ambiental.

O governador conclama toda a população baiana, em especial a do interior do estado, como os moradores dos municípios de Ilhéus, Itacaré, Luís Eduardo, Barreiras, e a classe empresarial, para se unir em “torno dessa grande obra que é a maior das últimas décadas em termo de logística porque ela será praticamente a redenção da produção do oeste baiano e trará também ao longo dos seus 1,1 mil quilômetros de ferrovia, muitas novidades, muitas novas empresas e projetos agrícolas”.

“Durante um ano e meio foram estudados sete pontos diferentes em torno de Ilhéus – pois o traçado da ferrovia chega naquela região - e, finalmente, escolhemos o ponto que foi avaliado como de menor impacto ambiental. Tudo foi calculado para que o prejuízo - se é que vai haver - seja o mínimo possível”, diz o governador.

Wagner, que se considera “também um defensor da preservação ambiental”, diz não ter dúvidas da necessidade da obra, salientando que “todo o projeto foi construído com muito carinho”. O que ocorre, na opinião do governador, é que “alguns têm uma visão muito restrita da questão ambiental e acham que tudo é intocável. Você não constrói um prédio, uma ferrovia, um novo aeroporto sem ter que mexer no meio ambiente”.

Jaques Wagner considera que, eventualmente, os que são contra são por motivos ambientais, outros por motivos comerciais porque no jogo democrático muitas vezes o argumento é usado de uma forma e o interesse objetivo é de outra. “Mas tenho a certeza que a ampla maioria da população de Ilhéus, da Bahia inteira, é totalmente favorável à construção da ferrovia e do porto e faremos dentro das normas de sustentabilidade ambiental”.

O governador lembra que a construção da Fiol é um sonho de décadas de muitos baianos e uma conquista decidida pelo então presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, sendo um investimento de quase R$5 bilhões.

Saúde – No programa Conversa com o Governador, Wagner governador destaca também a visita a Salvador, na semana passada, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando lançou a Campanha Nacional da Dengue, e aproveita para pedir a participação da classe política e da sociedade no “combate com consciência” à doença.

Ele orienta a população a evitar o acúmulo de água e de lixo para impedir a proliferação do mosquito (Aedes Aegypti) transmissor da dengue e a possibilidade de surto. “Graças a Deus, em janeiro o número já foi menor do que janeiro de 2010. Wagner informa ainda que o ministro inaugurou a Farmácia Popular, no Canela, e o prédio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus), na Federação.

Sobre o programa de doações salientado pelo ministro, o governador lembra aos baianos “que doar sangue ou órgãos é um ato de amor, que pode resgatar a vida de uma pessoa”. Acho que foi uma boa visita. O ministro é um amigo nosso e vamos trabalhar muito para oferecer cada dia mais saúde para o povo baiano”.

O programa é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 105 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Nenhum comentário: