terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

R E C I C L A G E M

Todos nos gostamos uma batata frita e um salgado. Porem a nem sempre sabemos o que fazer com o óleo utilizado na preparação desses alimentos? Se jogarmos no ralo, estamos agindo de maneira errada e se põe o resíduo no lixo comum, também. Quando o descarte ocorre em uma região com rede de coleta de esgotos, parte do óleo adere às paredes e absorve outras substâncias. Essa mistura reduz o diâmetro das tubulações prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão e os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o completo entupimento da rede coletora. E caso este resíduo seja despejado nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos que contribuem para enchentes.

As estações de tratamento também não estão preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha despejado pela população (cerca de 200 milhões de litros por ano). O despejo do óleo em lixões, onde muitas vezes é enterrado com os demais resíduos pode contaminar o lençol freático. Neste caso os danos ao meio ambiente são enormes.

Para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água. Isso acontece porque apesar de o óleo vegetal se dispersar em uma camada muito fina sobre a água, é suficiente para prejudicar a transferência do oxigênio na interfase ar-água.

Mas com certeza existe uma solução... RECICLAGEM!

O óleo vegetal utilizado na preparação de alimentos pode se empregado como matéria-prima para diversas indústrias: saboeiras, de detergentes, de ração animal, de biodiesel e de graxas. Mas para que as empresas recebam a matéria-prima reciclada, é necessário que o óleo seja descartado de forma adequada. Esse é o papel da O MAV criou o projeto “ÁGUA VIVA” para Receber o óleo usado de estabelecimentos comerciais e residenciais, O estabelecimento comercial ou as próprias residências podem contribuir com este trabalho. Junto o óleo queimado em uma garrafa PET e ligue para (75) 3491-1351 ou 9173-3106 que iremos coletar.

Comece hoje mesmo!

Você dona de casa também pode doar o seu óleo. Divulgue para as pessoas na sua rua, para a sua comunidade e para seus amigos a importância da reciclagem. Junte-se a nós e contribua para o meio ambiente!

Nenhum comentário: