terça-feira, 31 de maio de 2011
Jáááá?
sábado, 28 de maio de 2011
Oficina Ecológica Inclui Associações De Bairros
sexta-feira, 27 de maio de 2011
AMBIENTALISTAS SÃO ASSASSINADOS EM RESERVA EXTRATIVISTA NO SUDESTE DO PARÁ
José Cláudio e Maria do Espírito Santo foram pioneiros na criação da reserva extrativista do Assentamento Praia Alta Piranheira no ano de 1997. Uma área de 22 mil hectares, onde existia uma das últimas reservas de Castanha do Pará, da região sudeste do Estado. Além da Castanha do Pará a reserva é rica em açaí, andiroba, cupuaçu e outras espécies extrativistas. Devido à riqueza em madeira, a reserva era constantemente invadida por madeireiros do município de Nova Ipixuna e Jacundá. A área é também pressionada por fazendeiros que pretendem expandir a criação de gado no local.
“Eu defendo a floresta e seus habitantes em pé, mas devido esse meu trabalho sou ameaçado de morte pelos empresários da madeira, que não querem ver a floresta em Pé”, denunciava José Cláudio. Ele foi o primeiro presidente da associação do assentamento, foi sucedido na presidência da associação por sua espora Maria do Espírito Santo. Os dois ambientalistas eram incansáveis defensores da preservação da floresta extrativista.
Inúmeras vezes interditaram estradas internas, pararam caminhões madeireiros dentro da reserva, anotaram as placas e encaminharam as denúncias ao IBAMA e Ministério Público Federal. Eram porta-vozes das mais de 300 famílias ali assentadas. Defendiam a floresta como suas próprias vidas. Nos últimos anos passaram a serem ameaçados de morte por madeireiros e fazendeiros. Por diversas vezes encaminharam denúncias de ameaças sofridas, através da CPT e do CNS, aos órgãos competentes, sempre nominando madeireiros e fazendeiros como responsáveis pelas ameaças. No final do ano passado, escaparam de uma emboscada, quando pistoleiros estiveram em sua casa procurando pelo casal. Nos últimos anos, a CPT denunciou as ameaças contra o casal no caderno de conflitos no campo. Nem a floresta nem os ambientalistas foram protegidos pelo poder público. As castanheiras continuaram sendo derrubadas pelos madeireiros e as duas lideranças tombaram pelas balas criminosas de pistoleiros a mando de seus ameaçadores.
A responsabilidade pelas mortes dos ambientalistas recai sobre o INCRA, o IBAMA, a Polícia Federal que nada fizeram para coibirem a extração ilegal de castanheiras na reserva e a destruição da Floresta pelos madeireiros e carvoeiros. Recai ainda sobre o governo do Estado do Pará que não colocou a polícia para investigar as tantas denúncias feita por José Cláudio e Maria do Espírito Santo. Por fim, os dois ambientalistas são vítimas do atual modelo de desenvolvimento imposto para a Amazônia pelos sucessivos governantes, que prioriza a exploração desenfreada e criminosa das riquezas da floresta, em benefício do agronegócio, de madeireiros e mineradores. As consequências são: a destruição da floresta, o saque de suas riquezas e a violência contra seus povos.
3ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa
As inscrições serão realizadas na Casa dos Conselhos – situada à Rua Domingos Barbosa de Araújo, 160 – Kalilândia, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Av. Getulio Vargas nº 3.417 e no Centro de Convivência Zazinha Cerqueira, situado a Manoel Bandeira, nº 75, próximo à rodoviária.
A 3ª Conferência terá como tema central “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, que busca articular e integrar diferentes políticas que tratam do envelhecimento e dos direitos das pessoas idosas.
As discussões visam construir possibilidades de ações integradas, tanto do poder público como da sociedade civil, para efetivação dos direitos das pessoas idosas por meio de eixos temáticos que contemplem:
I Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais;
II Pessoa Idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos
III – Fortalecimento e Integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos;
IV – Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir, fiscalizar.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Um Projeto Importante Se Arrastando
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Movimento Água é Vida comemora 14 anos e apresenta novos projetos
O Movimento Água é Vida completou este mês de maio 14 anos de atividades em Feira de Santana. Na sessão legislativa desta quarta-feira (25), um dos dirigentes da entidade, José Carlos Souza, utilizou a Tribuna Livre da Câmara para fazer um pronunciamento aos vereadores. No rápido discurso de cinco minutos, ele falou sobre a importância do movimento na defesa de interesses da sociedade feirense.Carlos Souza, como é mais conhecido, fez um relato sobre a origem do Movimento Água é Vida e lembrou que a entidade surgiu inicialmente com outra denominação. A comunidade do bairro Campo Limpo, através da paróquia local, criou o Movimento Popular em Defesa da Saúde Pública de Feira, em 1997, depois que uma jovem morreu por falta de atendimento no Hospital Geral Clériston Andrade.
O marco para criação do movimento foi à celebração de um ato ecumênico realizado em 21 de maio, “para mostrar o quadro da saúde na cidade”. A entidade teve como seu primeiro desafio o enfrentamento de um projeto encaminhado à Câmara em abril de 2001, pelo então prefeito José Ronaldo, propondo a privatização dos serviços de água em Feira de Santana.
O Movimento Popular em Defesa da Saúde Pública de Feira de Santana decidiu elaborar um projeto de lei de iniciativa popular, conseguiu recolher as 13 mil assinaturas de eleitores, número mínimo exigido à época para esse tipo de iniciativa, contrapondo à proposta do governo municipal.
Vencida a batalha (o então senador Antonio Carlos Magalhães teria anunciado que a Embasa não seria privatizada, o que resultou na retirada do projeto da pauta de diversas câmaras pela Bahia afora, pelo governador César Borges), os líderes da entidade decidiram mudar o nome para Movimento Água é Vida. “Realizamos nove seminários, duas conferências, encontro sobre questões ambientais; temos representação em instituições como o Conselho de Defesa de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Saúde”, diz Souza.
O Movimento Água é Vida quer o apoio da Câmara a um projeto de reaproveitamento de óleo vegetal e gorduras residuais que está sendo desenvolvido, em Feira de Santana, pela entidade. A proposta foi apresentada à Câmara durante o discurso de Souza, que distribuiu aos vereadores e nas galerias um panfleto com detalhes do projeto.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Novo Código Florestal Aprovado
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Importante Parceria Ecológica
sábado, 21 de maio de 2011
14 ANOS I
Em 21 de maio de 1997 - foi celebrada uma missa ecuménica em frente ao hospital Clesteston Andrade, devido falecimento de varais pessoas naquele hospital por falta de profissionais de saúde com a participação de Dom Itamar, vários Pastores, associação de moradores, sindicatos, partidos políticos e diversas lideranças comunitárias, quando decidimos esta celebração a nossa ideia era chamar a atenção para a população de Feira de Santana, onde contamos com a colaboração da imprensa, depois do ato nos reunimos para avaliação nosso objetivo que era denunciar o descaso com a saúde publica da nossa cidade, nessa avaliação decidimos criar o Movimento Popular em Defesa da Saúde Pública de Feira de Santana, naquele mesmo ano realizamos o priemrio seminário de saúde da nossa cidade, em 1998 o então César Borges governador daquela época enviou para assembleia legislativa um decreto autorizando privatizar a EMBASA consequentemente todas as prefeituras recebeu autorização para encaminhar o projeto para as câmara de vereadores, quando soubermos que tinha chegado em nosso município procuramos o prefeito Clailton Mascarenhas e pedimos ao mesmo que não enviasse o proejto para câmara ele nos prometeu que não iria encaminhar o qeu realmente ocorreu, em 2000 em plena campanha o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho falou em um dos seus comissos que se eleito o mesmo encaminhava o que aconteceu em abril de 2001 em plena semana de micareta o projeto chegou a câmara, dos 21 vereadores 18 votaram a favor da privatização da EMBASA, a partir daquele momentos fizemos mobilização e semsibilização para revogação da referida lei, foi quando fizemos o primeiro projeto de iniciativa popular de Feira de Santana, naquele ano para dá entrada no proejto na câmara de vereadores necessitaríamos 5% do eleitorado local que seria treze mil assinaturas, conseguimos vinte quatro mil oitocentos noventa e seis assinaturas, nossa cidade se torno modelo para outras cidades o mais importante é que conseguimos não privatizar a EMBASA.sexta-feira, 20 de maio de 2011
Sacolinhas De Plástco?
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Resíduos Sólidos Vai Prá Onde?
terça-feira, 17 de maio de 2011
Apelamos Para Toda População
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Testemunho
domingo, 15 de maio de 2011
Agora Sim Valeu Bahia
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Novos Tempos
quarta-feira, 11 de maio de 2011
A Caminho do Teritorio
Agradecemos o apoio recebido da prefeitura via a secretaria municipal de meio ambiente.
domingo, 8 de maio de 2011
Agradecimento
sábado, 7 de maio de 2011
Quaresma X Campanha da Fraternidade
Neste sábado 07/05, o MAV apresentou para as religiosas Irmãs Iria Minosso,Julieta Burim, Anita Viapiana, Julice Lina, Josefa Sueli, Inês Hammes e o Irmão Gilvan Pereira, o nosso projeto "ÁGUA VIVA", que é a reciclagem de óleo de fritura e do azeite de dendê usado, antes da apresentação do proejto foi feito uma reflexão sobre o tema da campanha da freatrnidade de 2011 Fraternidade e a Vida no Planeta, na oportunidade falamos que infelizmente ainda vivemos em um costume tradicional de vivermos os temas das CF só durante os quarenta dias da quaresma e que esse ano eles as religiosa(o)s estão realizando algumas atividades relacionado ao meio ambiente e nos procuraram para conhecer nosso projeto e ficaram de se engajarem no mesmo fortalecendo nossa campanha de coleta do óleo e que vão levarem as comunidades onde elas e ele convivem e ficou acertado que o MAV irá visitar as referidas comunidades para apresentar o projeto.Agradecemos a este grupo religioso e estamos a disposição de todo(a)s para juntos colocarmos em pratica o tema da CF 2011.
Pode Melhorar
quinta-feira, 5 de maio de 2011
A Natureza
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Área Verde
Os condomínios que estão sendo construído em Feira de Santana, não tem arborização, infelizmente as construtora ainda não despertaram para questão ambiental, estão pensando apenas em construção de residências e não respeitam a natureza, o pior é que a prefeitura nada faz para exigir que os condomínios só serão construídos com área verde, ou seja também falta fiscalização e uma lei que puna estas construtora que fazem os condomínios sem uma área verde.terça-feira, 3 de maio de 2011
O Que Podia Ser No Futuro: Já Aconteceu
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Foi Só Alegria
15º Vem Louvar
Com o tema “POR CAUSA DA TUA PALAVRA, LANÇAREMOS AS REDES”, aconteceu no Feira Ténis Clube, nesse final de semana, o 15º Vem Louvar, evento realizado pela RCC Renovação Católica Carismática de Feira de Santana (Bahia) no período da Micareta.A convite da coordenação da RCC Renovação Catolica Carismatica o MAV colocou stand para apresentar o projeto " ÁGUA VIVA", em nome de Carla e Jane agradecemos a coordenação do evento, e estamos a disposição de todo(a)s para apresentar nosso projeto, maiores informações liguem para (75) 3491-1351 e 9173-3106
