terça-feira, 3 de julho de 2012

CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE UMA REALIDADE

Foram anos de lutas dos movimentos da sociedade civil organizada, para que a comunidade usuária do sistema Único de Saúde (SUS), podesem opinar, solicitar, revindicar seus direitos, dentro das realidades, nas localidades aonde existe as UBS, e PSF, quando sempre  os atendimentos não condiz com a realidade da comunidade assistida.
Foi nesta terça feira 03 de julho; data histórica para os movimentos sociais e a população, quando em reunião do Conselho Municipal de Saúde, empossou os dois primeiros conselhos locais de saúde, das comunidades urbana do bairro Rua Nova e do distrito de Matinha, zona rural.
Em eleições realizadas, em maio na rua nova com grande participação da população, e no inicio de junho no distrito de Matinha. Três novos conselhos locais serão eleitos pelas comunidade dos bairros da Queimadinha, Cidade Nova, e Gabriéla no mês de agosto; projeto para que até o final de 2012, pelo menos 40% dos bairros onde tem unidade básica de saúde esteja com seus conselhos locais implantados seguindo orientação do Conselho Nacional de Saúde; Feira de Santana não poderia ficar a margem do controle social sobre o atendimento básico, médio e alta complexidade á população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Movimento Água é Vida faz parte ativamente dessa luta.
Deve-se reconnhecer o empenho dos conselheiros e conselheiras que fazem parte do plenário do Conselho Municipal de Saúde, o grupo de trabalho em comissão incansavel; não vamos denominá-los porque a luta continua.

Nenhum comentário: