terça-feira, 22 de janeiro de 2013

VENHA JOGAR NESSE TIME

Ajudar o proximo faz parte da vida de Simone Batista, 46 anos, desde infância. segundo ela em depoimento a revista ISSOÈ desta semana. Ainda criança participava das campanhas da igreja que á frequentaava. Logo passou ao grupo de jovens e amadureceu sua vocação para o trabalho sócial ao longo dos anos de faculdade. Mesmo com tanta experiência, a doutora em pedagogia não hesitou em passar por um curso de formação de dois meses antes de entrar para equipe de voluntários do Instituto Elos, uma ONG com sede na cidade de Santos, litoral paulista, que aposta na profissionalização do trabalho sócial. No curso se aprende a estabelecer um diálogo com a comunidade e a identificar suas necessidades", afirma ela. Se o trabalho assistencialista, se faz pelas pessoas, e não junto com elas.
A história de Simone, exemplifica uma das mais importantes tendências para o mercado da solidariedade no Brasil. Profissionalismo, transparência, estratégia e avaliação de impacto, velho conhecidos do mundo empresarial; estão entrando na rotina das ONGs.
A professora joana Coutinho, do Nucleo de estudos de Ideologia e Lutas Sóciais da pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC, a cobrança deve ser a mesma por parte do governo federal que repassou R$, 3,2 bilhões para essas organizações, entre 2011 e 2012 segundo dados do Ministério do planejamento.
Segundo a professora, o estado não pode iximir de sua responsabilidade ao repassar verbas para determinados projetos. Mesmo no caso das contribuições privadas, é ele quem deixa de arrecadar por conta dos incentivos fiscais
Essa questão deve ficar mais evidente nos proximos meses. A presidenta Dilma Rouseff tem em mãos um projeto de lei, que visa regular os repasses do Governo para o terceiro setor.
Para o professor Luiz Carlos Merege, fundador do Instituto para o terceiro setor, a regulação significaria um passo importante para garantir o profissionalismo das organizações e a confiança dos doadores. No final das contas, o único capital quetemos são os valores e principios que defendemos.
(Fonte Revista Istoé)

Nenhum comentário: