O mês de junho na nossa região do Leste, sertão, e nordeste; significa, periódo de alegrias e de muitas festas Motivada pela chegada das chuvas de inverno, fazendo retornar o clima verde , depois de longa e prolongada estiágem; com muitas percas de vidas animais, reservatórios e aguadas secaram, plantações perdidas; uma coisa é muito importante para esse povo sofrido... nunca perderam as esperanças que dias melhores viriam.
Com as chuvas tudo melhorou para o nordestino sertanejo. Veio o trabalho em consequência a possibilidades de renda, tendo renda se compra, o comercio vende, formando assim a cadeia que impulciona a região e melhora a qualidade de vida.
Próprio da época são os festejos alusivos a o Santo muito devotado pelos fieis Santo Antonio, daquí mais uns dias, já se intensifica os festejos populares no meio do ano, que só perde para o carnaval em algumas capitais, uma vez que é uma festa que involve todo interior...Os festejos de São João pode levar vantagem sobre o carnaval, pelas origem de ser uma festa das familias.
Deus, escreve certo com linhas tortas, assim falava os ante passados, sabedoria popular real. quando se noticiou que muitos municipios, estariam reduzido, alguns cancelado os festejos juninos em função da longa estiágem; tem mal que vem para o bem. Sem os mega Shows, com estrelas, famosas da musicai, sem as caracteristicas dos ritmos, a melodias e a poesia, do homem do sertão... Vai dar a oportunidade de regatar em grande parte dos festejos Junino auténtico. Com artistas mais simples, que se indentifica com os costumes da região.
Muita alegrias na quarta noite da trezena dos festejos de Santo antonio dos Frades capochinhos; com a maior igreja católica da cidade, lotada de fiéis paroquianos. Vale resaltar que a paróquia de Santo Antonio de Feira de Santana, das que nós conhecemos pelo Brasil afora, possui um dos maiores contigentes de paroquanos no pais; acreditamos ultrapasar os 100.000mil. Um momento lindo, com as presenças da terceira idade sendo homenageada, reencontro de muitos e muitas pessoas que conheçemos na adolecência quando dos primeiros passos daquela grande comunidade. È a fé renovada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário