quinta-feira, 30 de julho de 2009

Conferência de Comunicação Social da Bahia

De um lado o governo, do outro a sociedade, entre os dois o desejo de discutir e propor políticas
públicas de comunicação partindo da crença de que é possível uma gestão compartilhada e coordenada entre ambos. Foram realizadas oito plenárias territoriais envolvendo os 26 territórios de identidade. Mais de 2.100 participantes discutiram a democratização da comunicação a partir de quatro eixos temáticos:
1- Comunicação e Desenvolvimento territorial;
2-Politicas públicas de Comunicação;
3- Comunicação e Educação;
4- Cidadania e novas Tecnologias da informação e Comunicação;
Foi discutido na conferência também a importância da criação de um fundo estadual de incentivo à produção de comunicação através do financiamento de equipamentos produzidos na Bahia com incentivos Fiscais para beneficiar associações de moradores, agricultores familiares e movimentos sociais e rádios comunitárias.
Democratizar a comunicação significa reconhecer as identidades trajetórias e condições sociais e políticas que caracterização do povo baiano garantindo a diversidade em todas as suas dimensões. A Bahia com seus 417 municípios agrega uma multiplicidade de saberes, histórias, personagens, valores e crenças que apenas a comunicação democrática e plural é capaz de viabilizar e contextualizar permitindo o resgate e valorização da memória das comunidades, territórios e do povo, bem como a construção ou resignificação de outras identidades.
Carta da Bahia -Resolução da Primeira Conferência de Comunicação Social da Bahia.

Nenhum comentário: