quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Câmara volta a discutir os impactos ambientais decorrentes da exploração do pré-sal



A Comissão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara discute hoje, 12, em Brasília os impactos ambientais do pré-sal.

Vários especialistas participam do encontro, como o diretor do departamento de política de exploração e produção de petróleo e gás natural do Ministério das Minas e Energia, José Botelho Neto; o coordenador-geral de mudanças globais do clima do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Domingos Gonzalez Miguez e o secretário-executivo do fórum paulista de mudanças climáticas e biodiversidade, Fábio Feldmann.

Outro tema que vem sendo amplamente debatido é a necessidade de regulamentação. Na terça-feira, 10, o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Helder Queiroz Pinto Junior, que integra o Grupo de Economia da Energia, defendeu a formulação de um novo marco regulatório, durante apresentação no seminário de pesquisa. “Há quatro projetos de lei no Congresso com o objetivo de estabelecer uma nova regulamentação para a exploração, mas que ainda não são definitivos na medida em que não resolvem todas as questões que precisam de uma solução”, disse.

Na quarta-feira, os governadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo se reuniram para discutir a distribuição dos lucros entre os estados. Pelo acordo, ambos passam a ter direito a 25% dos lucros da exploração dos novos poços.
*Com informações da CMADS e da UFRJ

Nenhum comentário: