terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lula vai debater PAC 2 na reunião ministerial


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reunirá seus ministros na próxima quinta-feira (21) para fazer um balanço das atividades do governo em 2009, principalmente aquelas relacionadas ao enfrentamento da crise financeira internacional, e sobre a elaboração do segundo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A informação foi dada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após a tradicional reunião de coordenação política do governo.

Segundo ele, o presidente disse aos ministros da coordenação que espera que todos estejam empenhados para manter a economia impulsionada e os programas sociais em andamento. “O presidente não quer que o êxito na vitória sobre a crise mundial afete as ações na economia e nos programas sociais em 2010”, disse Padilha.
O ministro disse que durante a reunião, Lula não falou sobre a campanha eleitoral de 2010 e nem estabeleceu regras para a saída de ministros para disputar as eleições. Porém, já se sabe que Lula deve substituir os ministros que farão campanha por pessoas da equipe da pasta. Com isso, na avaliação do presidente, não haverá descontinuidade das ações do governo. Lula não quer que a campanha eleitoral atrapalhe as ações do governo.
Padilha informou ainda que na reunião ministerial a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fará uma apresentação das linhas gerais do PAC 2 e que até março o governo quer anunciar esse novo plano de investimentos, para que o projeto de lei orçamentária já tenha previsão das obras que serão incluídas no segundo programa.
“O presidente quer que esse PAC tenha foco nas regiões metropolitanas. Os projetos de tratamento de lixo, de saneamento básico, mobilidade urbana, de tratamento de esgoto devem ser pensados para toda a região metropolitana. O presidente deu essas orientações já na semana passada durante a reunião com a ministra Dilma”, explicou Padilha.

Segundo ele, a segunda fase do PAC também contará com planos de inclusão digital por meio de Internet banda larga para a população e investimentos em ciência e tecnologia.
Participaram da reunião de coordenação política, além do presidente Lula, os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, da Casa Civil, Dilma Rousseff, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, das Comunicações Sociais, Franklin Martins, e o vice-presidente José Alencar.

Fonte: G1

Nenhum comentário: