sábado, 15 de maio de 2010

Acidente com caminhão tanque sujou Lençóis

Uma quantidade estimada em 3 mil litros de emulsão asfáltica vazou para dentro do rio Mucugezinho, depois de um acidente com um caminhão tanque na BR 242, na divisa dos municípios de Palmeiras e Lençóis, Chapada Diamantina. Atingido por uma retroescavedeira que trabalha em obra de recuperação da estrada, o caminhão mergulhou mais de 10 metros ribanceira abaixo e só parou dentro do leito do rio.

O caminhão transportava 26,5 toneladas do produto, que seria usado em obra de recuperação de rodovia estadual. O acidente ocorreu na tarde de sábado. O motorista teve costelas quebradas, mas aparentemente nenhum ferimento mais grave. Como o tanque vazou pouco e não se rompeu, a maior parte do produto foi recuperada na segunda-feira, quando a carga foi transferida para outro caminhão.

A estimativa do vazamento de pouco mais de 10% do total transportado foi feita pelos fiscais do IMA (Instituto do Meio Ambiente), órgão do governo estadual. Segundo o coordenador estadual da fiscalização, José Antônio Lacerda, o produto é composto por 70% de água e o restante de óleo. Mesmo assim pode causar problemas de saúde, como irritação na pele, no nariz e olhos. Como medida de precaução, o banho de rio foi proibido desde domingo. Saiba mais.

(Texto: Glauco Wanderley - Foto: Reginaldo Pereira)

Nenhum comentário: