quarta-feira, 30 de junho de 2010

Começa em 1º de julho a Ecolavagem nos estacionamentos públicos da Câmara

A partir desta quinta-feira, 1º de julho, a lavagem de automóveis não poderá mais ser realizada pelo método tradicional nos estacionamentos públicos do Distrito Federal, de acordo com o Decreto Distrital nº 30.522/2009. Agora os lavadores só poderão oferecer a chamada ecolavagem ou biolavagem. Desde o começo deste ano, a Câmara dos Deputados vem se preparando para a obrigatoriedade da ecolavagem - método de limpeza de veículos com produtos químicos, que praticamente dispensa o uso da água -, muito benéfica do ponto vista ambiental.
Preocupada com as consequências sociais da medida para os lavadores de carros, a Casa vem oferecendo, em parceria com o GDF, suporte para a sua regularização e capacitação. Recentemente, lançou também uma campanha para conscientizar os usuários das vantagens do novo método.
Embora a lei não trate de lavagem em áreas privativas, a Câmara já se prepara para adotar o processo também em sua frota oficial. A Coordenação de Transportes já está em processo de aquisição dos produtos para utilizar nos veículos da Casa, após ter testado o método por duas semanas, constatando que, quando corretamente utilizado, não causa danos à pintura dos automóveis.
Além da economia de água que a medida proporcionará, o bom exemplo promete vencer eventuais receios de quem ainda não testou o processo.
Adote a ecolavagem. Menos água, mais cidadania, mais responsabilidade social, mais cuidados com o meio ambiente.
Esperamos que esta decreto seja seguido por todos os lavadores de carro.

Nenhum comentário: