sexta-feira, 25 de junho de 2010

Exploração de petróleo na Rússia ameaça baleia-cinzenta

A exploração de petróleo no leste da Rússia representa uma séria ameaça às baleias-cinzenta, afirmam cientistas da CIB (Comissão Internacional da Baleia).

A gigante petrolífera russa Rosneft deve começar nas próximas semanas levantamentos sísmicos na região da ilha Sakhalina, área para onde baleias-cinzenta migram durante o verão.

As baleias vão para a região para se alimentar. Mas os levantamentos sísmicos, que envolvem a produção de pulsos de som de alta intensidade, podem afetar seriamente a alimentação do animal.

Além disso, acredita-se que a pequena área em que as baleias se reúnem, com suas águas rasas, é onde as mães ensinam os filhotes a se alimentar no leito do mar.

A população de baleias-cinzenta está bastante ameaçada. Existem apenas 130 animais vivos e somente 20 fêmeas adultas.

Em entrevista à "BBC News", Greg Donovan, chefe de ciência do CIB, disse que o levantamento deveria ser adiado para o ano que vem e realizado o mais cedo possível na estação, quando há poucas baleias na região.

A empresa sabe do problema, mas sua capacidade de realizar os levantamentos em outro período do ano é limitado por motivos financeiros.

INVERNO

No inverno, as baleias-cinzenta migram para o sul para se reproduzir. Lá, encontram outro problema: redes de pesca.

O Japão está tentando reduzir esse efeito colateral de sua indústria pesqueira com atividades educativas.

O governo proíbe a venda de carne de baleia-cinzenta, e pescadores devem avisar as autoridades caso alguma baleia seja encontrada emaranhada nas redes.Informações da Folha.

Nenhum comentário: