sábado, 17 de julho de 2010

ONU elogia reciclagem brasileira em relatório

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em um estudo divulgado nesta sexta-feira (16), destaca o exemplo positivo do Brasil como líder mundial na área de reciclagem.

Essa indústria emprega cerca de 170 mil pessoas no país, afirma o relatório.

O documento, intitulado "América Latina e Caribe: Perspectivas para o Meio Ambiente", aborda as atividades que devem ser seguidas na região e os desafios, como o aumento da escassez de água.

Segundo a agência, as diversas práticas inovadoras implementadas na América Latina e em outros locais do mundo mostram que medidas podem ser tomadas para aprimorar a sustentabilidade ambiental.

Uruguai e Caribe

Além do Brasil, o relatório cita como exemplos o estímulo ao uso de fontes alternativas de combustível no Uruguai e a práticas eficientes de energia no setor de turismo no Caribe.

De acordo com o Pnuma, a região continental é rica em biodiversidade e já existe um consenso entre vários setores sobre a necessidade de soluções para as ameaças ao ambiente.

Em relação a riscos, o informe aponta que a demanda por água na América Latina e Caribe subiu 76% entre 1990 e 2004 como resultado do crescimento demográfico.

Nesse sentido, o Pnuma também alerta que governos e sociedade civil precisam trabalhar juntos para criar políticas e instituições para combater a degradação ambiental nesses países. O estudo já está disponível no site do programa da ONU. Informações da Folha.

Nenhum comentário: