domingo, 12 de setembro de 2010

Biólogos analisam aplicar nova injeção letal em baleia franca encalhada em Laguna (SC)

O grupo de biólogos e veterinários que acompanha o estado de saúde de uma baleia franca encalhada desde terça-feira (7) na praia de Itapirubá, em Laguna (SC), avalia na tarde deste domingo (12) a possibilidade de aplicar mais uma vez uma injeção que provoque a morte do animal. A primeira tentativa, na noite de sexta-feira (10), não foi suficiente para matar a baleia adulta, de 15,80 m de comprimento e com peso estimado entre 40 e 50 toneladas. No sábado (11), o mamífero apresentou uma baixa na frequência respiratória, que desde então se manteve estável.

A coordenação da operação - feita em conjunto com a Polícia Militar Ambiental de Laguna (SC), Projeto Baleia Franca, Marinha, APA da Baleia França do Instituto Chico Mendes, Núcleo de Fauna do Ibama, entre outras instituições - se aconselha com especialistas de outros países a fim de ter certeza de que a decisão de uma nova injeção letal ou a espera pela morte natural da baleia franca seja o melhor encaminhamento no caso.

Em nota divulgada neste domingo, Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleira Franca, disse que a nova injeção ainda não está acertada.

- Estamos avaliando a possibilidade de um novo procedimento de eutanásia, desta vez com outros medicamentos e formas de aplicação. Entretanto, além da burocracia, esta situação envolve ferramentas especiais e um alto custo. Desde que tenhamos a certeza de que esta é a melhor decisão a ser tomada, nosso empenho de tempo e conhecimento será integral e estamos comprometidos a ir em busca de recursos que possibilitem abreviar esta situação.

O Projeto Baleia Franca explicou que durante três dias foram feitas tratativas para rebocar o animal de volta ao mar, até o laudo técnico da Marinha - divulgado na quinta-feira (9) - considerar o resgate extremamente arriscado, pois a operação poderia causar lesões irreversíveis no mamífero. O encalhe aconteceu por conta do período de ondulações grandes nas praias catarinenses - comum no inverno -, o que fez com que o corpo da baleia fosse cada vez mais empurrado em direção à praia.

.O mamífero está em estado de choque desde quinta-feira pela manhã. As médicas veterinárias Kátia Groch e Cristiane Koslenikovas disseram que, de acordo com a literatura científica, as condições de saúde do animal pioram rapidamente em função do seu tamanho e da duração do encalhe, diminuindo as chances de sobrevivência. Apesar disso, sabe-se que baleias com mais de dez metros que encalham vivas tem maior resistência e podem levar mais de quatro dias até que ocorra a morte natural.

Voluntários das instituições que integram a coordenação da operação se revezam nos cuidados com o mamífero, mantendo a pele hidratada para evitar feridas em função do ressecamento.Fonte: R7.

Nenhum comentário: