segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Óleo de Fritura


PARA REFLETIR

Mesmo com a redução do consumo doméstico de óleo de fritura, sempre sobra um pouco e ai vem a indagação: o que fazer com as sobras? Pressionado pelas informações sobre a contaminação das águas, as pessoas buscam soluções alternativas, como jogar o óleo usado para ser absorvido por jornais velhos e jogar esse jornal com óleo no lixo comum. Com a consciência tranqüila. Não jogou o óleo residual pelo ralo. Pelo menos um mal evitou: o entupimento da rede de esgotos, tanto a domiciliar, como a pública.

Mas permanece a contaminação do solo, ainda que misturado a outros contaminantes, nos lixões ou mesmo nos Aterros Sanitários ou Controlados.

A alternativa mais adequada continua sendo a de guardar o óleo residual numa garrafa ou num pote e levá-los, para um posto de Coleta ou para a ONG MAV em Feira de Santana somos um ECOPONTO. Para que sejam encaminhados para a produção de biodiesel e sabão

Se o óleo vai para um “lixão” continua existindo o problema, mas a dona de casa pode se eximir da responsabilidade, pois caberia ao Poder Público dar uma destinação mais adequada.Se vai para um aterro sanitário ou controlado, a contaminação é menor.

Significa que não basta guardar o óleo e levar a qualquer posto de recepção. Mas colocá-lo à disposição de coletores individuais ou de entidades sociais.

Fonte: ambiverde

Nenhum comentário: