terça-feira, 14 de setembro de 2010

Óleo de Cozinha


Você sabia?

A reutilização excessiva do óleo de cozinha de alimentos por restaurantes produz elementos tóxicos que podem causar doenças degenerativas, cardiovasculares e envelhecimento precoce, segundo o pesquisador Márcio Antônio Mendonça, do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB).

A reutilização excessiva do óleo também pode causar irritação na mucosa gástrica e piorar o estado de pessoas que tem gastrite, por exemplo, além de diminuir o valor nutritivo do alimento, segundo a nutricionista Elke Stedefeldt, da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Os riscos que óleo usado pode causar à saúde devido às substâncias tóxicas que surgem por causa da transformação química devido ao superaquecimento durante a fritura. A substâncias acroleína, que é cancerígena, é um exemplo!!!

A mesma gordura que se acumula na tubulação, pode acumular nas artérias coronarianas, principalmente se o óleo for reutilizado. Após a queima (uso), ele se transforma em saturado, na temida gordura trans, responsável por problemas que afetam o coração. Por estes motivos, não se deve reutilizar o óleo que já foi usado nas frituras.

Alguns restaurantes usava o mesmo óleo por até 20 dias,se recomenda que os restaurantes tenham uma forma de controlar a qualidade do óleo. Hoje existe no mercado fitas que você pode utilizar no controle desse óleo. Elas avisam quando você deve descartá-lo, porque depende do alimento e do tempo de fritura. Há vários fatores que influem no tempo de troca desse óleo. Em casa, o óleo seja descartado a cada fritura.

O consumidor pode identificar visualmente se o alimento foi frito em óleo velho, um alimento frito no óleo novo fica com características de cor mais clara, mais crocante. Um alimento frito em um óleo já em processo de degradação fica com manchas escuras.

Fonte: ambiverde

Nenhum comentário: