sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão atinge parte do Nordeste

Parte do Nordeste brasileiro voltou a ser afetada por um apagão na madrugada desta sexta-feira, 4, após um problema ainda não identificado nas linhas locais de transmissão. Algumas cidades chegaram a ficar por mais de três horas sem energia. Leitores se manifestaram através do @estadao, no Twitter, e relataram problemas nos Estados de Bahia, Alagoas, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Segundo Dilton da Conti Oliveira, presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), não se sabe ainda o que gerou o desligamento destas linhas de transmissão. 'O mais importante agora é que a causa do problema não está impedindo o restabelecimento da energia. Acredito que nas próximas horas tudo esteja normalizado. Moro aqui no bairro de Piedade, local afastado em Recife, e a luz já voltou', afirmou Conti.
O presidente da Chesf disse ainda que não tem o número exato dos Estados que foram afetados pelo apagão. 'Houve uma falha no sistema e ainda não conseguimos identificar a causa. As usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos estados', acrescentou Conti.
Conti informou que, com o religamento das usinas, as empresas alimentadoras da concessionárias responsáveis pela distribuição de energia poderão cumprir seu papel e assim possibilitar o retorno da eletricidade nos Estados do Nordeste. 'Todo o pessoal da Chesf foi acionado. Passando essa fase de restabelecimento, vamos então ver a causa da ocorrência', disse o presidente da Chesf.
Algumas regiões tiveram o restabelecimento da energia poucos minutos depois. Contudo, internautas relataram através do @estadao a continuidade do blecaute em algumas lugares até as 3 horas da manhã, como o leitor Rildson W. (@rildsonw), que contou ter tido problemas no interior de Pernambuco com a falta de luz.
Em fevereiro de 2010, o Nordeste também passou por um apagão (leia aqui). Na época, várias cidades ficaram sem energia por cerca de 40 minutos. A Eletrobrás informou na ocasião que o apagão havia ocorrido por problemas no fornecimento de energia do Sudeste para o Nordeste.

Um comentário:

Notícia em Verso disse...

No Nordeste foram cinco horas de breu total
Quase toda a região, 8 estados, afetada no geral
Tudo parado, aeroporto, sinal de trânsito...
Em alguns pontos, medo de assalto, pânico

O primeiro problema do tipo da nova presidente
Que já foi ministra e nessa cadeira esteve presente
Portanto, se conhecimento de causa tem sobrando
Que faça jus a experiência com sistema funcionando

O atual dono do cargo ainda está em aprendizado
Questionado, minimizou o problema: estava errado
Disse ter havido apenas uma "temporária interrupção"
Edison Lobão, lamento, até seu nome rima com “apagão”

Sem luz, hospitais pararam de funcionar
Aeronaves no chão: não puderam decolar
Até no abastecimento de água interferiu
Um quinto do território o problema atingiu

Só que o governo sequer reconheceu a questão
Ficamos no escuro, porém não perdemos a visão
Se o sistema é bom, mas tem fragilidades a consertar
Que se iluminem as mentes de quem possa solucionar

http://noticiaemverso.com
twitter: @noticiaemverso