segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Faculdade Anisio Teixeira

No ultimo sábado dia 26/11, apresentamos nosso projeto "ÁGUA VIVA" aos alunos do curso de Administração que realizaram um evento ambiental pois estão neste 8ª semestre estão cursando a matéria Gestão Ambiental, e foi criada varias equipes para apresentarem algo voltado a sustentabilidade e o meio ambiente.
Durante a nossa apresentação buscamos mobilizar e sensibilizar aos alunos e professores sobre a real situação ambiental onde vivemos muito na teoria e que o MAV esta propocionando a nossa cidade uma alternativa de colocarmos em pratica a coleta do óleo contribuindo com a natureza.
Agradecemos aos alunos e professores pelo convite e estamos a disposição.
Na oportunidade fizemos a proposta de colocarmos um ponto de coleta na faculdade, o que ficou dos professores conversarem com a diretória e nos dá um retorno.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Só 11%?

Noticias do governo, dão conta que, o PAC ll concluiu apenas 11% dos projetos. E o PAC l ? Pelo o visto, aqui em Feira de Santana; as obras de reurbanização, incluindo transferênças de centenas familias, ocupantes da Lagoa Grande, amplamente divulgado em todas mídias; é uma das obras do PAC, não se sabendo agora, pelo o tempo de espera pela comunidade feirense se é PAC l, ou se é PAC ll. A expectativa da população, pelas informações inicial,é que seria incorporada as obras, o projeto de implantação do esgotamento sanitário, bacia do Rio Pojuca, inclusive, nós que residimos no bairro Parque Getúlio Vargas, tivemos junto com moradores das diversas ruas do bairro as nossas casa marcadas com números, indicando, cadastro, de onde seriamos contemplados com esgotamento sanitário bacia do pojuca, segundo o pessoal da CONDER, obras do PAC em Feira de Santana. Com a palavra as autoridades.

terça-feira, 22 de novembro de 2011


Na ultima sexta-feira (18/11) a Escola Erasmo Braga que foi a segunda colocada no I Gincana Ecológica das Escolas Públicas de Feira de Santana, visitaram o Jardim Zoológico de Salvador com prémio para os alunos que conquistaram durante a realização da Gincana entre os meses de Setembro e Outubro do corrente ano.
Participaram da viagem cerca de 50 (cinquenta) pessoas sendo estudantes, professores, um profissional de saúde e membros do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Vale salientar que esse evento teve a parceria do MAV com a SEMMAM, e contou com o apoio da Petrobras Biocombustivel.
Entendemos que a Escola Erasmo Braga vem desempenhando um excelente trabalho ambiental no bairro Rua Nova, o MAV consideram que todas as sete escolas que participaram da I Gincana Ecológica, é considerada parceira da nossa ONG, e que em breve estaremos visitando as referidas escolas no sentido de colocarmos um ponto de coleta do óleo de fritura nas mesmas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Riscos De Desastres Naturais

Enquanto no continente asiático, as chuvas tropicais, com temporais, as enchentes,ocorridas na Tailãndia, considerada a pior em mais de meio século, confirmado ontem; já passou de 602 mortos, confirmação de fontes do governo do pais asiático. - Aqui procura-se soluções, para discutir,Riscos de desastres naturais, Salvador sediando, nesta segunda e terça feira,22 o terceiro seminário Nacional de Prevenção de Desastres Naturais em áreas urbanas. Abertura as 9;00h dessa segunda feira com presença do ministro da cidades Mario Negromonte. O evento,realizado pelo ministério da cidades, com a escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, vai discutir a redução de riscos  por eventos causadores de desastres naturais,como deslizamentos de encostas, enxurradas e inundações,avliação das metodologias de mapeamento e revisão dos parâmetros legais para controle urbano de área de risco. Participam do seminário gestores públicos e tecinicos das administrações municipais,estaduais e Federal,espicialistas e pesquisadores,entre outros proficionais. (fonte correio)

Casa Dos Conselhos municipal Realizou Eleição

Tranquilamente a casa dos conselhos, reuniu os membros representativos de instituições, qualificadas á participarem do colégio eleitoral. A organização elaborou com eficiência, o processo,realizando assim, a eleição, sendo eleitos democraticamente, os conselheiros representantes das diversas categorias, que são assistidas pelo SUAS, sistema único de assistência social; gerido, pela Secretaria de Desenvolvimento Social, do municipio de Feira de Santana para o proximo período. Nós fomos eleito, estaremos atuando, na representatividade dos usuários. Representamos na eleição os CRAS e CRES da comunidade Lagoa Grande. Parabenizamos a todos conselheiros eleitos, desejamos ótima gestão, a sociedade confia em nós.

sábado, 19 de novembro de 2011

Conciência Da Importância No Desenvolvimento Da Patria Amada

Consciência negra? O pessoal quando estão no comando, no executivo, ou no Legislativo, cria-se situações que, aparentemente estão, homenageando, ou agradecendo, uma raça, uma categoria, ou uma classe. A data criada no Brasil, denominada; o dia da Consciência Negra,não é ao meu ver, não é real. Falta muito para o Brasil devolver aos Negros, que com a força do seu trabalho escravo, a consciência da sua importância na sociedade, como um todo, o reconhecimento, sem preconceitos da cor; mais que somos pessoas humanas, á ser olhadas e respeitadas com direitos iguais. È só as pessoas de cor negra concientizar-se disso no dia dia, sem essa de"O dia da consciência Negra",promovendo eventos, muitas falácia as vezes poucas verdades sobre os negros no Brasil. Somos valorosos em todos setores da sociedade; é só termos oportunidades, na maioria das vezes negadas, por quem tem o poder.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Começa no Rio IV Congresso de Jornalismo Ambiental

Em clima de expectativa e descontração, o jornalista André Trigueiro abriu os trabalhos do IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (IV CBJA) na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro, com a saudação “bem vindos a São Sebastião do Rio de Janeiro, cidade que é uma aula aberta sobre o tema”. Abrigado na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Gávea, o CBJA mobilizará até o sábado, 19, mais de 60 líderes, que estarão à frente de uma extensa programação de painéis, palestras de inspiração, oficinas e rodas de conversa para cerca de 1.200 participantes inscritos.

O jornalismo ambiental aglutinou profissionais dedicados às questões ligadas ao meio ambiente. Desde o I CBJA, realizado em 2005 em Santos (SP), é possível medir o salto significativo de pautas, reportagens e artigos, mas ainda existe um déficit, afirmou Trigueiro. Como membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e professor da PUC-RJ, o jornalista critica a cobertura “menor do que a necessária” da mídia de situações como o vazamento de óleo detectado há uma semana na Bacia de Campos -no Norte Fluminense – e do Código Florestal, que não foi capaz de explicar adequadamente ao grande público a importância de uma lei como esta em um país dono da maior floresta tropical do mundo e cinco biomas estratégicos. “As mudanças climáticas talvez hoje seja o tema mais importante da humanidade e cobrimos mal isso. A sete meses da Rio+20, muitos brasileiros ainda não sabem do que se trata”.

Em sua intervenção, o vice-reitor, padre Francisco Ivern, atestou que a preocupação com o meio ambiente integra a responsabilidade social da PUC. A implementação da agenda ambiental faz parte do esforço da universidade em juntar forças para a Rio+20, seja na oferta de espaço para reunião de cientistas que participarão da conferência e o próprio CBJA, e tanto na formação de profissionais capazes de entenderem a questão em toda a sua complexidade.

Falando em nome do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima) da entidade, o diretor Felipe Guanaes citou o trabalho dedicado à convergência de ideias em um momento em que a crise no processo de desenvolvimento da sociedade atingiu uma escala planetária. “Não há hoje quem não esteja conectado com esta discussão em torno do uso dos recursos naturais”. Quanto mais se aprofunda, mais a universidade percebe que tem de evoluir na produção de conhecimento de forma conectada dentro de sua grande estrutura. A seu ver, o CBJA contribuirá para que a sociedade brasileira siga mobilizada, cobrando as mudanças necessárias. “Se não nos posicionarmos, estaremos diante de uma situação bastante complicada”.

Na sequência, o professor Daniel Aguiar, coordenador do curso de Comunicação da PUC, chamou a atenção para a grande responsabilidade da academia na formação de comunicadores voltados para uma sociedade sustentável e jornalistas que trabalham na questão específica do meio ambiente. A elaboração de um programa de especialização em jornalismo ambiental e articulações para a Rio+20 estão em curso a partir de união da própria instituição com suas congêneres Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Fundador da Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia), o jornalista e escritor Vilmar Berna encerrou a mesa colocando em xeque: até onde o profissional de comunicação compromete a pauta por conta de convicções pessoais? “Ainda que eu não concorde, o sujeito vai ter espaço. Como jornalista, preciso deixar que todos falem porque estamos em um processo democrático”. Em breve retrospecto, lembrou que há apenas 30 anos se tem no Brasil estudos que medem o impacto ambiental do progresso, que se tornaram obrigatórios na Constituição de 1988, e que isto trouxe diversos avanços na legislação.

Em sua análise, a mudança ao longo deste tempo não está acontecendo por acaso, mas sim graças ao trabalho de jornalistas, educadores, pesquisadores. “É uma guerra pela continuação da nossa espécie, com pessoas do lado do bem e outros contra”. Na questão do Código Florestal, em que um lado defende pontos polêmicos como a anistia para desmatadores, Vilmar insiste na importância da pressão da opinião pública como instrumento de pressão para derrubar uma desvantagem numérica no Congresso. “É vital o esforço pela democratização da informação ambiental como parte da própria democratização do Brasil, caminho também para a solução deste passivo social enorme”.

(Agência Envolverde)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Semmam multa empresa de comunicação visual

Outdoors luminosos e placas de relógios digitais instalados em Feira de Santana pela empresa Mozaico Fábrica de Resultados serão removidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam). A empresa foi notificada na última semana por não possuir licença ambiental e deveria retirar os equipamentos no prazo de 48 horas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, a Mozaico instalou mais equipamentos neste período, demonstrando total descaso a legislação vigente e foi multada em R$ 20 mil. “A empresa desrespeita o órgão ambiental e a população de Feira de Santana, que sente os efeitos da poluição visual. Além de causar desconforto devido à sobrecarga de informações desnecessárias, este tipo de poluição oferece riscos a pedestres e motoristas, que podem desviar a atenção do trânsito para as placas e provocar acidentes”.

Segundo Coelho, técnicos da Semmam realizaram inspeção na cidade e identificaram várias placas instaladas entre cruzamentos perigosos e abaixo de sinaleiras. “O perigo que estes equipamentos estão trazendo para o nosso trânsito é muito grande, já que a luminosidade das placas pode ofuscar a visão do motorista. Os técnicos perceberam também que a Mozaico está fazendo o uso de energia por meio de gatos e já enviamos um ofício à Coelba, para que também adote as medidas cabíveis”, ressalta.

Ainda de acordo com o secretário, na inspeção realizada na sexta-feira (11) foram identificados quatro equipamentos, que podem ser visualizados nos cruzamentos da avenida Maria Quitéria e a rua Edelvira de Oliveira (próximo ao Mercantil Rodrigues), da avenida Presidente Dutra e avenida João Durval (Correios) e da rua Castro Alves com a avenida Getúlio Vargas, e na avenida João Durval, nas proximidades da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

“Após a inspeção, outros tantos foram instalados erroneamente em várias calçadas, danificando o piso na tentativa de utilizar a fiação subterrânea”, acrescenta Coelho, informando que “a retirada dos relógios digitais e outdoors será realizada na manhã desta quinta-feira (17), por uma empresa contratada pela Semmam”.

Fonte: Semmam

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Plocamação da Republica

Esta semana esta acontecendo vários eventos ligados aos 122 anos da nossa plocamação sabemos que muitas coisas aconteceram ao logo destes anos, sabemos que precisamos avançar se fizermos uma reflexão em nossa cidade vamos encontrar muitos desafios a serem vencidos a exemplo da saúde onde as pessoas passam varias horas nas filais e meses para marcarem um simples exames sem falar em outros atendimentos,a questão ambiental é muita teoria e pouca pratica,a educação
temos educadores e professores ou seja educadores é aquele(a)s que prepara as aulas e conseguem prender o(a)s na sala, os professores são aqueles que seguem o plano de aula que recebe e passa para os alunos sem criatividade, e o pior é aquele(a)s professor(a)s que dão aula em três turnos como é que eles conseguem educar??, olha que falamos só de três tópicos sabemos que o transportes é caro e deficitário, a segurança etc.
Olha nos temos um Plano Diretor ultrapassado e se nós as entidades não buscar se mobilizar vamos continuar sem ter um plano digo para nossa cidade.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cidade Vazia

Feriado de 15 de Novembro; aniversário da proclamação da República: os brasileiros de Feira de Santana, pelo visto nas primeiras horas,não se mostraram que estavam ligados, com a data histórica,talvés pelo fato da aproximação do natal, um pouco mais de um mês, pouca coisas de realce foi registrado na cidade neste feriado. Foi anunciado a passeata, de protesto contra a corrupção,ou corrupções,denunciadas em todos cantos do pais, acontecida em outras cidades brasileira. Fiquei até as 9:00hs no local anunciado para concentração de partida, isso não aconteceu neste horário só se encontrava quatro pessoas. Deslocamos para o teatro do CDL, lá se realizou um seminário, "Fé e Politica," idealizado pelo Frei Cal, em parceria com a Fundação. Ulisses Guimarães, com um público de mais de 70% da capacidade do teatro. O seminário,visa o resgate a memória e a história politica de Feira de Santana, com a participação do clero, e outras denominações religiosas,entidades da sociedade civil, e a comunidade. Palestrastes lldes Ferreira professor Sociólogo da UEFS, MOC, consultor da ONU, o Padre, Edgar Silva Júnior,especialista em Eclesiais de Base, padres , Freiras, Diáconos,ex deputado Colbert Martins e outras autoridades. A nossa esperança que não fique na iniciativa de evidenciar a memória e história politica de feira, mais exigindo aos pretendentes a cargos executivos, e legislativos, compromissos com Feira de Santana. Não é possível a maior cidade do estado da Bahia,em população, essa mesma população, não ter o que contar para os seus filhos , netos etc. Houve muito interesse das pessoas, nos debates, inclusive, depoimento emocionado do advogado Albertino Carneiro,

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fé E Politica

São movimentaçôes que começa em nossa cidade, promovido por diversos segmentos da sociedade,dando oportunidade a comunidade discutir,e debater questões que envolve a vida do povo. È preciso a participação do povo opinar, politicas públicas, de educação, saude,segurança,desenvolvimento economico e social,meio ambiente,pricipalmente quando aproxima o ano de eleição municipal. Quém deve opinar o que é melhor para a cidade é a população; ela não deve deixar para ser conduzida pelos discursos oportunistas nas véspara das eleições e tomarem decisões de elerger pessoas que não estêja comprometidas com as necessidades básicas do povo. Vá conferir, os encontros, seminários e outros eventos, para que se tenha um juizo de valores

domingo, 13 de novembro de 2011

Será Que Estamos Livres?

A grande imprensa, destacou ,intensivamente, as ocupações, denominadas de pacificadora, nos morros e favelas do Rio de Janeiro, inclusive prendendo, um dos chefes do tráfico,famoso e a anos procurado pelas autoridades policiais. Com ele outros foram capturados  pela policia carioca. Supõe, que muitos desses bandidos perigosissimos devem ter fugido para outras localidades do pais, e com certeza, continuarão á praticar os crimes,nos quais estão envolvidos. A nossa preocupação é que pode haver. infiltação deses deliquêntes em nossas bandas, exigindo das nossas autoridades policiais, maior cuidados de ordem preventiva, no sentido de salvaguardar a segurança da sociedade,diante do perigo que representa estes marginais em fuga. Esta deve ser a preocupação da sociedade baiana, especialmente em Feira de Santana, o maior entroncamento rodoviário do nordeste do Brasil.

sábado, 12 de novembro de 2011

Não é engraçado?

Não é engraçado como uma nota de R$ 10,00 parece tanto dinheiro quando levamos para a igreja e tão pouco quando vamos ao shopping?

Não é engraçado como uma hora é tão longa quando servimos a Deus, mas tão curta quando assistimos a um jogo de futebol?

Não é engraçado como duas horas na igreja parecem mais longas do que quando assistimos a um filme?

Não é engraçado como não achamos as palavras quando oramos, mas elas estão sempre na ponta da língua para conversarmos com um amigo?

Não é engraçado como ficamos entusiasmados quando um jogo vai para a prorrogação, mas reclamamos quando o sermão dura mais que o normal?

Não é engraçado acharmos cansativo ler um capítulo da Bíblia, mas é fácil ler 100 páginas do último sucesso de ficção?

Não é engraçado como queremos sempre as cadeiras da frente no teatro ou num show, mas sempre sentamos no fundo da igreja?

Não é engraçado como precisamos de duas ou três semanas de antecedência para agendar um compromisso na igreja, mas para outros programas estamos sempre disponíveis?

Não é engraçado como temos dificuldade de aprender a evangelizar, mas é tão fácil aprender a contar a ultima fofoca?

Não é engraçado como acreditamos nos jornais, mas questionamos a Bíblia?

Não é engraçado como todo mundo quer ir para o céu desde que não tenha que acreditar, dizer ou fazer nada?

Não é engraçado? Você está rindo? Você está pensando? Não é engraçado?

Não! É triste.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Decisão de Pontos Polêmicos Do Código Florestal Foi Adiado Pelo Senado

Na votação de ontem do projeto do novo código Florestal, os senadores das comissões de agricultura e de Ciência e Tecnologia,adiaram a decisão sobre a recomposição ou não, da mata ciliar(na margem do rio), para a comissão de Meio Ambiente,a ultima da casa que examinará o mérito da proposta antes da votação no plenário. Outros temas de confronto entre ambientalistas e ruralistas,como o prazo de anistia aos desmatadores,foram igualmente adiados. Os senadores aprovaram apenas três das 20 emendas apresentadas. A senadora Kátia Abreu, (PSD-TO) ,precisou de escolta para sair do senado onde foram votadas emendas ao código Florestal. Um grupo que dizia de estudantes que protestou na tarde de terça feira contra a reforma na lei florestal; voltaram a se manifestar ontem,mesmo com o reforço da segurança do senado,que não permitiu que o protesto chegasse á porta da plenária.
(Fonte agência Nacional)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fundação Ulysses Guimarães em Feira, abre inscrições para Curso de Dicção e Oratória

A fundação Ulysses Guimarães, que tem como presidente na Bahia, o ex deputado federal Colbert Martins, está oferecendo vagas no Curso de Dicção e Oratória.

Técnicas e ferramentas que permitem nutrir plateias e impactar pessoas, a comunicação em sua forma mais ampla e a potencialização do poder pessoal. São esses alguns dos conteúdos que os alunos do Programa de Ensino a Distância (EAD) da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) encontram no curso "Dicção e Oratória".

Por ser um complemento, somente alunos que já cursaram alguma das formações do EAD podem fazer o curso de Dicção e Oratória ao final da formação em andamento. A carga horária total é de 15 horas, com três aulas.

O conteúdo do curso parte de um estudo geral sobre comunicação, a evolução da oratória, tipos de discurso e todas as possíveis situações por que um orador ou expositor de ideias poderá passar. As videoaulas contam com animações, e mais de 40 personagens guiam o aluno no conteúdo.

Diccão e Oratória (duas turmas)
Carga horária - 15 horas

Turma A (quintas-feira) - Aula inaugural - 10/11/11, das 19:00 às 22:00 hrs (período)

Aula 01 - dia 24/11 (quinta-feira)
Aula 02 - dia 01/12 (quinta-feira)
Aula 03 - dia 08/12 (quinta-feira)

Turma B - Aula inaugural - 21/11/11(segunda-feira), das 19:00 às 22:00 hrs (período)

Aula 01 - dia 25/11 (sexta-feira)
Aula 02 - dia 02/12 (sexta-feira)
Aula 03 - dia 09/12 (sexta-feira)

Obs: Turma A, as aulas serão as quintas-feira enquanto a turma B, as aulas se darão as sextas-feira, com exceção da aula inaugural que seá numa segunda-feira, a duração da aula é de 3 horas.
As inscrições podem ser feitas tanto no 2º andar, sala 215 do prédio do Limão Drink's, quanto na aula inaugural, o interessado deverá chegar as 18:30.

Local do curso: Pousada Central, Rua Marechal Deodoro da Fonseca (Próximo ao G. Barbosa)
Maiores informações: Contatar Carlos Souza pelo fone: (75) 9214-1972 / 8835-8798

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Que Atrasa Não Adianta

Em recente acontecimento, no qual estava sendo empossada, primeira diretoria, de um nova organização,criada por pessoas,que visam, um futuro,desenvolvimento sustentavel. Instituto PENSARFeira, foi animador as palestras, proferidas dando a ideia que, o pensarFeira, está como todos que querem uma cidade,realmente de ponta, no cenário Nacional, sobre todos aspectos; com um Plano Diretor de Desenvolvimento Economico,uma mobilidade urbana, compativel com uma grande cidade. Um transporte urbano de massa organizado,com o uso do solo,disciplinado pelas autoridades,um turismo pensado; a cultura não restrita a micarêta e São Joâo de S. José e S. pedro de Humildes,o ordenamento do centro da cidade,onde pedrestes possa circular  pelos passeios, em lugar das barracas feias e desorganizadas.  Eu quero fazer a minha observação é em relação a um monumento,se não me falhe  a memória, projetada pelo o saudoso arquiteto Amélio Amorim, erguido na praça da alimentação, na avenida Getulio Vargas,lugar de Lazer, e ponto de transporte coletivo de referência. O relógio que faz parte do monumento, de vital importância, para todos que circulam, naquela região; simplesmente, os responsaveis pelo mesmo, esqueceram de atualizar o horário de verão, confundindo as pessoas que querem conferir o tempo. Pode? Vamos ter mais cuidado pessoal, estamos ou não na PRINCESA do Sertão.

DESABAFO

Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:

- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis ao meio ambiente.

A senhora pediu desculpas e disse:

- Não havia essa onda verde no meu tempo.

O empregado respondeu:

- Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente.

- Você está certo - responde a velha senhora.

Nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente. Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.

Realmente não nos preocupávamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

Mas você está certo.

Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

Mas é verdade.

Não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado.

Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usávamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar. Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.

Mas você tem razão.

Não havia naquela época preocupação com o meio ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lámina ficou sem corte.

Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.

Então, não é risível que a atual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?

domingo, 6 de novembro de 2011

Comitês De Bacia Vão Entregar Carta Ao Presidente Do Senado

Proposição,contra a redução das áreas de proteção, no entorno dos rios: o tema foi incluído,na deliberação do Xlll, Encontro Nacional de Comitês de bacia hidrográficas que reuniu,representantes de 180 comitês de bacia,de várias regiões do pais,em São Luiz do Maranhão, de 25 a28 de outubro.
Representantes,participantes do encontro; prepararam uma proposição com (anexo),solicitando,que os membros dos sistemas Nacional,e Estadual,de recursos Hidrícos,sejam ouvidos,sobre a reforma do Código Florestal. O documento,pede que a nova Lei,não facilite,ou estimule,novos desatamentos ilegais,inclusive no entorno dos rios. O texto será encaminhado imediatamente a presidência do Senado Federal.
Atualmente o Brasil,possui cerca de 180,comitês,sendo 10 em rios Federais,com representações de diferêntes segmentos,da sociedade,espalhadas por várias regiões. Estes Comitês funcionam como parlamentos da Água,pois são formados,por,usuários local,dos recursos hídricos,Ongs,sociedade civil,e representantes do poder público, nas três esferas, que se reúnem em plenárias. (Fonte assessoria de comunicação da-ANA)

sábado, 5 de novembro de 2011

VALEU BAEEEAAA DE VIRADA É MUITO MAIS GOSTOSO

Reviver os bons tempo, é voltar a vida anterior. Nós que torcemos para este time,que tem uma informe nação de apaixonados amantes;teve uma noite de sábado memorável,que para os desesperançosos não,voltaria acontecer nos dias atuais. Mais o Esquadrão de Aço, acionou a sua estrela que andava um pouco escondida, voltou abrilhar,intensamente como nos velhos tempo do time que nasceu para vencer. A nação Azul Vermelha e Branco está de alma lavada.Os 4X3 depois de está perdendo para o poderoso São Paulo de 3X1, foi beleza pura. Felicidades tricoloridos, e tricoloridas: Pra Frente Baêêêaaa.

Comitês de Bacia Vão Até A Presidencia De Senado Federal

Audiência Pública Esclarece

Ocorreu no ultimo 29-10,num espaço absolutamente democrático,com apoio e a manifestação de quém compreende a importância do porto Sul, como objeto de desenvolvimento para região,e para o estado da Bahia.A importância da implantação do porto sul,e com os questionamentos,dos que ainda tem dúvidas sobre o projeto. Com esta proposta,mais de três mil pessoas de vinte municipios do sul baiano,participaram na tarde do dia 29-10 da audiência pública sobre o porto sul promovido pelo instituto Brasileiro do Maio Ambiente (IBAMA),no centro de convenções de Ilheus.
Convencidos;os Indígenas,Jacarandá,e Tupinambá, e moradores dq comunidqdes da região de Olivênça,afirmaram que,sobre a existência de impactos ambientais,mais acredita no trabalho que está sendo feito, para sulucionar este problema.  Eu vim a esta audiencia,para atender o desenvolvimento, dentro da nossa região. Eu acho que hoje as pessoaas já estão abrindo a mente  e atendendo. Em toda cidade há impacto.o morro,estão ai; tem gente usando crack, e outras drogas,porque não tem empregos,e desenvolvimento. (Fonte;Secon)

Ações Prenventivas

Todo ano é a mesma coisas as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), através da Defesa Civil, se reunirem para tomarem providências em relação os estragos causados pelas chuvas na cidade.
O que não dá para entender é que temos o ano todo para buscarmos soluções que evite estes estragos e não agimos ou melhor falta de prevenção e vontade politica.

O coordenador de Planejamento Operacional da Defesa Civil, Luiz Américo Soares, informa que a comunidade deve entrar em contato imediatamente em casos de risco iminente.
Porque o coordenador da Defesa Civil não faz uma campanha permanente com as comunidade para buscar medidas preventivas e não esperar as chuvas para que a população entre em contato com a Defesa Civil?
O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, informa que varias equipes da Sedur estão percorrendo alguns pontos críticos da cidade para fazer desobstrução das redes de esgoto.
Porque estas equipes não fazem estas acções antes das chuvas?


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Casos de dengue diminuem em Feira de Santana

Nesta sexta-feira 04/11 saiu uma carreta do Feira Palace Hotel, até o estacionamento da prefeitura municipal, denomiando o dia D de mobilização e sensibilização contra o mosquito da dengue, conforme informação de Janice Estrela cordenadora da vigilância epidemiológica do município, , os índices de dengue do ano de 2011 são menores do que os anos anteriores, mas ela ressalta a importância da prevenção.

Conforme informação da coordenadora em 2011, no município não tem casos de óbito por dengue, segundo a mesma que mesmo com os números estão mais baixosm, porem a população precisa continuar fazendo a sua parte.

Diante das informações Janice Estrela somos chamado a continuar contribuindo para para que a dengue não se reproduza em nossa cidade.



Plano Diretor De Desenvolvimento Economico Sustentavel

Ocorreu nesta quinta feira, no auditório do teatro CDL,o evento,com objetivo de discutir a atualização da legislação municipal,a existencia e a adequação aos novos conceitos de desenvolvimento sustentavel,trazendo para o âmbito do municipio a responsabilidade social,economica e ambiental. Público Alvo: Autoridades,Empresários,Corpo tecnico da Prefeitura,Representantes dos Òrgãos Regulamentadores das atividades,Agroindustrial,Produtores Rurais,Comerciantes,Tecnicos das Empresas,Entidades de Classe,Professores,Estudantes e a população como todo. No evento, o palestrante-Dr.Erivaldo Oliveira da Silva(Economista,Espicialista em planejamento Territorial)chamou atenção para que feira de santana pense no futuro, embasado na emplementação de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Economico,discutido com a comunidade;planejar diretrizes,e vocação,redescubrir o que pode fazer a diferênça, na região do pais.Por meio da cultura,da agricultura,industria,pecuária etc,- Abordagem do Engenheiro,e gestor Ambiental;sobre Geoambiental-Dr. Claudio Carvalho Mascarenhas, deixou claro, a necessidade de pensar no futuro de feira de santana num processo sustentavel, juntos setor produtivo empresarial,e poder público, nas questões ambientais,sem visar só os lucros financeiros, adequando-os a preservação do meio ambiente. Como parte do evento, foi empossada a primeira diretoria da nova organização não governamental; PENSARFeira,após a solenidade foi servido um farto Cocktel aos presentes. Por falar em PDDU,o sistema de transportes urbano de feira de santana, está uma gracinha; ficamos das 11;40 até as 13;10,no terminal central, para viajar no micro onibus que passa no bairro P.Getulio Vargas nesta quinta feira,quém é os responsaveis por está fazendo do povo otário, eu não sei, clamamos para que urgente tenhamos um plano diretor urbano discutido pela população urbana e dos distritos.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Decreto Generalizando As Ongs...

Coisas incliveis acontece em nosso amabilisismo Brasil.A imprensa noticia diáriamente,escándalos, fraudes, corrupções,mensalôes, dinheiros guardado nas cuecas , superfaturamentos em obras públicas e muito mais. O sistema é tão vuneravel que tudo isso parece ser rotina. Não deveria ser. O que acontece é a tremenda desigualdade: enquanto muitos fica ralando, sem nenhum apoio, tentando contribuir minimizando as dificuldades dos que estão as margens das beneses; outros enchem os bolsos com os milhões, naturalmente vão ficar impunes como sempre; ficando apenas a fama que as Ongs são culpadas, de forma generalizada, dando impressão que qualquer Ong faz parte destas falcatruas existentes no pais com o dinheiro público,não é por ai. Separem o Jôio do Trigo pessoal. Nós estamos a 14 anos ralando em várias frente na busca de encontrar espaço sustentavel,enfrentamos todas as dificuldades possiveis, com dignidade, como organização não governamental não aceitamos o tratamento  de as ongs são responsaveis por as laranjadas de Brasilia e outra bandas do pais.