terça-feira, 5 de junho de 2012

BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS SUSTENTAVEIS

Muito usado atualmente a palavra sustentavel, principalmente quando o assunto é meio ambiente. O que pode evidenciar na prática; é as boas práticas exercida por cada pessoa, se colocando como um componente do écosistema. Estamos no planeta, somos habitante desse planeta somos parte da cadeia de vidas.
Não podemos ignorar que dentro da cadeia de vida, existe diferênças climática, diferênças de Biomas, somos detentor de 12% de reserva de água doce no planeta; nem por isso não podemos dá o luxo de desperdiçar água simplesmente por estar-mos mais proximo dos mananciais cadelosos. Os nossos irmãos, do semi-árido sofre em toda sua existência escasez de água; significa que temos muita água no pais distribuida desprocional. Onde tem muita água, é menos povoado, aonde é mais povoado no semi-árido tem pouca água.
Nos centro urbano aonde concentra aproximadamente segundo pesquisas 75% da população que produzem em média 1Quilo de resíduos sólido (lixo), veja bem em Feira de Santana com população de aproximadamente 580.000 habitantes deve ser produzido em média se esta pesquisa estão correta; são 580mil toneladas dia...É muito lixos. Aonde se está colocando tanto lixo produzido?
Quando eu era menino lembro-me que os alimentos eram condimentados com gorduras animal, tocinho e banhas de suino. Depois veio em pequena escala banha de corôço de algodão que era um produto muito caro pelo quantitativo de produção para o tamanho da população consumidora sempre crecente nos centros urbano.
Vindo do continente Asiático os grãos chamado soja, iniciado a seu cutivo no brasil; hoje é o produto agricula de maior volume de exportação brasileiro. Com a soja se extraem vários derivados tendo como principal o oleo, que é usado em altissima escala nas cozinhas, domésticas, restaurantes industrias de alimentos e quase todas frituras alimentares humana.
Sustentabilidade incide em reciclar o oleo de frituras comprovadamente poluidor em todos sentidos quando jogado nos esgôtos transforma em pedra entupindo esgôtos domésticos e da rede pública. Jogado nos córregos riachos, lagos, lagoas, contamina de cada litro de 20mil ou mais nos terrenos baldios mata a flóra, a frauna aquática, impermeabilizando o solo prejudicando o lençol freático. O Movimento Água é Vida num projeto sócioambiental está coletando os oleos de frituras nas comunidades reciclando enviando para fabricação de Biodisel;energia limpa e sustentavel.
Não podemos só produzir lixo e não se preocupar com a reciclagem como objeto de sustentabilidade.
Neste dia do Meio Ambiente todos são convocados para cuidar da natureza com eficácia.   

Um comentário:

Rosa disse...

Como contactar pra vcs pegarem o óleo? Pegam na residência Ou levamos ? Onde?