sexta-feira, 15 de junho de 2012

SE LIGUE...TERCEIRO DIA DO RIO+20

As noticias vindo do Rio+ 20 dão conta que nos dois primeiros dias da Conferência apenas 25% do documento final está fechado. Existem quatro ou cinco pontos sem acordo que está fazendo todo resto do texto de refém. A afirmação foi feita por Nikhil Seth, diretor do Divisão de Desenvolvimento Sustentavel da ONU, em entrevista ontem, no Riocentro para imprensa brasileira e Internacional, na sede da Conferência. Seth, é um dos principais negociadores da Rio+20, e reconheceu que há dificuldade para obter um acordo e fechar o documento final.
Fundo-Outro problema é que, em meio aos impáctos da crise economica lnternacional e das limitações financeiras dos paises mais pobres, a proposta de criar um fundo de incentivo ao desenvolvimento sustentavel,que conta com apoio do Brasil,deve ser retirada do texto final da conferência.
Pela proposta o fundo começa com U$$100 bilhões em 2018. Vários paises, como o Canadá e os Estados Unidos, resistem á ideia.
Segundo a jornalista Miriam Leitão autora da fonte de informações" O Brasil será testado nos proximos dias em sua capacidade de liderança nas negociações da Rio+20. o Brasil assumirá oficialmente o papel de presidente da conferência e terá que remover os muitos vetos que se espalham por quase todo documento.
O maior impasse segundo os observadores; está no que eles chamam de Meios de lmplementação. A Sigla é MOI-A tradução é dinheiro. Ou seja, empacou tudo na hora de decidir como será o fundo e quém depositará recursos para financiar a busca em paises mais pobres pelos objetivos de Desenvolvimento  Sustentavel (ODS), há vários outros pontos de dúvidas, mas esse é o mais dificil. Só está começando, até  o dia 23 tem muitas decisões a serem tomadas pelos homens que decidem o destino da saúde do planeta. Por aquí dentro do possivel estamos procurando fazer a nossa parte.

Nenhum comentário: