segunda-feira, 9 de julho de 2012

UM PASSADO AOS POUCO SENDO RESGATADO

Recordar é viver. Principalmente quando se recorda as coisas boas acontecidas na nossa idade juvenil. Eu falo do Bando anunciador da festa religiosa maior da nossa cidade; á festa de Senhora Santana, padroeira da cidade.
Quando os meios de comunicação, não tinha a grandiosidade que possuimos com os avanços da comunicação sócial nos dias atuais. , tinhamos duas emissoras de radio, os serviços de auto falantes, a voz da cidade; a voz do sertão, á voz do norte e o tradicional jornal folha do norte, á gazêta; uma população menor...Mais muito bonita era as manifestações Foclóricas e culturais do povo que se uniam em pról dos festejos da padroeira.
Os festejos profano da festa era prévio quando todos grupos culturais se juntavam para numa madrugada de domingo sairem pelas ruas centrais, festivamente, anunciando e propagando a festa da padroeira. Ainda durante o trezenário dois grandes manifestos profanos aconteciam: A lavagem das dependências externas da Igreja quando era espécie de ponto facultativo na parte da tarde para lavagem, que era repetido com á levagem da lenha. Tudo se realizava sem violência poque o povo só pensava em se divertirem, e manifestar á sua fé religiosa.
Ontem foi um dia em que curtir alguns momentos que no passado era os momentos mais esperado por todos durante o ano; quando, á volta do bando anunciador. Iniciativa que deve está incluida no calendário de festejos anual. Recordar é viver.   

Nenhum comentário: