sábado, 10 de novembro de 2012

SAÚDE PREVENTIVA

As alegrias estampadas nos rostos das pessoas da zona rural, em consequência das últimas chuvas na região, pelo outro lado é motivo de preocupação para a zona urbana, com o acúmulo de lixos,  esgôtos pluviais, as águas empossadas principalmente nos quintais e em vasilhames abertos reservatórios destampados uma referéncia para á poliferação dos mosquitos portadores  da Dengue.
ANTIDOTO CONTRA DENGUE-Reportagem publicada pela revista Planeta) A empresa de biotecnologia britânica OXITEC conseguiu uma proeza nas ilhas Cayman, no Caribe: após introduzir no ambiente mosquitos machos Aedes aegypti (transmissores da dengue) estéreis por alteração genética, reduzir a população local desses insetos em 80%.
Avaliação, feita pela Unidade de Pesquisas e controle de Mosquitos (MRCU) das ilhas Cayman, foi publicado em setenbro na revista Natury Biotechnology.
O mosquitos machos ( que não picam) da Oxitec cruzam com as fémeas selvagens é, por serem estéreis, não geram novos proles. A Dengue é endêmica em 100 paises incluindo o Brasil
Segundo a Organização Mundial de saúde entre 50 e 100 milhões de pessoas são infectadas por ano sobretudo crianças.
Que tal os nossos gestores das três esferas governamental olhasem com cuidado esses informes na busca de minimizar esse terrivel problema de saúde publica do nosso povo.


.

Nenhum comentário: