segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

NÃO DÁ PRÁ LEVAR TUDO NA ESPORTIVA

Como costuma dizer um determinado apresentador de progama de tv baiana "o sistema é bruto", é isso. Eu ao longo de minha vida já passei por vários período de secas na região em que nós vivemos, só que não me lembro de ter sentido uma temperatura tão intensa e tão prolongada como essa nos últimos meses. È triste a situação das pessoas, da vegetação e dos animais que ainda sobrevivem a essa terrivel estiagem. Alguns alimentos básicos,custumeiro da população sertaneja como o leite, não existindo pastos para alimentação bovina não tem leite. O feijão, milho, batata, aimpim nem se fala mais: e a grandiosa farinha de mandióca, esta, pela escassês chega ao patamar de preço fora da realidade de compra pela grande maioria de consumidores, que tem como alimentação básica..
O que se pode fazer...È a natureza; ela não perdoa.
A farinha de mandióca por exemplo; se chuver agora, e os pequenos lavradores tiverem condições de fazerem a plantação, e se o ano for favoravel com chuvas regulares, só será recomposta daquí a um ano para próxima colhêta. Com isso vamos ter comida mais cara, e dinheiro muito pouco principalmente para os trabalhadores rurais, que com seus sacrificios constante produzem os alimentos para os que vivem nas zonas urbanas, que sofrerão também as consequências da terrivel seca.
Algumas medidas tem que serem tomadas por quém de direito, com alternativas possiveis para minimizar a situação.
Estádios, ou seja monstruosas arenas multiuso estão sendo construidas em várias capitais, cada qual mais imponente do que a outra, prazos de entrégar as chaves cada uma com suas versões,adaptações de orçãmentos por ecederem os valores previsto, ao que parece dinheiro não é problema; a galera cheia de orgulho com a aproximação da copa das nações no ano seguinte a copa do mundo, tudo bem. Campeonato do Nordeste e Baiano, Carnaval ...Prá quem está passando por esses momentos de aflições com este desequilibrio climático natural...Tudo mau. O sistema é Bruto.

Nenhum comentário: