sexta-feira, 12 de abril de 2013

O MOMENTO É ESSE

As, populações das regiões do recõncavo, sertão chapada diamantina, já não tem esperanças de haver chuvas nos próximos dias, que possa corrigir ao um dos mais prolongado período de sêca dos ultimos 50 anos. Inclivel é como a natureza se transforma. Antes o periodo menos chuvoso no sertão fazia com que os sertanêjos migrasem para o recôncavo com temperaturas regulares e chuvas periódicas constantes, porque o sertão não chovia nesse período. Acontece que tanto o recôncavo quanto o sertão, e a chapada diamentina estão no mesmo patamar de sêcas
.

Quem nunca imaginou, rios, corregos, aguadas, até o lençol freático baixarem os seus nivéis, em alguns lugares chegarem á zero isso na região do recôncavo.
Na região da chapada diamantina chega a dar tristeza ver o nosso tanque baiano o rio paraguaçu está pedindo socorro, e com ele a população de toda região.
Do lado do semiárido é mais doloroso, pelo fato das precipitações pluviométricas na região sempre foi limitada e periódica. Só que desta vez não se ver paríodo; é o sol constante devastando a vegetação destruindo vidas animais pela falta de comida e água, comprometendo, saude humanas e interfirindo negativamente na economia da região e do estado
Quem sabe, que as dificuldades do momento faça com que todos possa num esfôços coletivo comum encontrar caminhos alternativos, que venham num futuro minimizar as angústias que passa essas populações e dei a elas esperanças de convivência com a falta de chuvas na maior parte do ano.
Quem está na cidade também estar sofrendo com a qualidade e o alto preço dos alimentos básicos, enfim todos sofrem com a sêca..
  

Nenhum comentário: