domingo, 5 de maio de 2013

A CULTURA DA ESCASSEZ

 A escassez de água doce na maior parte do planeta, é por demais conhecido pelas redes sociais de comunicação no mundo inteiro.
Os resultados das pesquisas, constataram que; os dois litros de água consumida por cada pessoa, por dia em média, são apenas uma pequena parcela das necessidades real de cada ser humano.
A Organização das Nações Unidas (ONU), recomenda que o consumo de água  por dia por pessoa, não é menos de 110 litros do liquido, incluindo higiêne; mais o gasto médio por brasileiro é considerado quase duas vezes maior.
Voltando a situação cultural em relação a escassez de chuvas regulares em região em que vivemos, sertão, semi-árido e nordeste, criou-se a cultura de estár sempre esperando as chuvas, quando é sabido por todos os nativos da região que desde que o planeta é planeta, jamais teremos chuvas em abundância durante o ano inteiro.
Precisamos fazer esfôrços coletivo para mudar-mos os hábitos costumes e cultura para conviver com as sêcas sempre.
Bonito é a presença do inverno, diminuindo em parte o forte calor, o verde aparecendo nas avenidas e os poucos jardins da nossa cidade, e a esperança que nas feiras livres e mercadinhos as donas de casa possa adquirir produtos alimentício básico por preços decente em função da oferta, propiciada pela volta dos trabalhadores rurais a praticarem as suas atividades naturais, com a volta do inverno.

Nenhum comentário: