sábado, 24 de maio de 2014

AS MEDIDAS A SER TOMADAS POR TODOS

               Reuniu-se pela XXVI, vez o comitê da bacia hidrografica do Rio Paraguaçu. A reunião plenária ocorreu nesta sexta feira 23 de maio na cidade de Santo Estevão, cumprindo  a progamação do calendário de 2014. Foi produtiva , cumprindo a pauta progamada focando as prioridades relativo as dificuldades ocorrida nos últimos anos de seca, que assolara todo interior ,e o baixo índice pluviométrico, ocasionou uma situação de baixo nivel nos barramentos, ao longo do Rio paraguaçu, refletindo negativamente na economia da região e do estado, com a redução da produção agrícola, pecuária, até geração de energia, pela hidroeletrica Votarantm instalada na barragem Pedra do Cavalo, colocando em risco o abastecimento de água para o consumo humano e animal. Salvador, e região metropolitana não estão fora dos riscos se não haver mobilização coletiva para o uso racional, e preservação dos manaciais hidricos  por toda população.

                O comitê é um colegiado, formado  pelo governos nas instâncias municipais e Estadual, SEMA Sec. estadual do meio ambiente; e a gestão das Àguas pelo INEMA, usuários e produtores Agroindustriais, Pecuaria, e a sociedade civil organizada.

               Esteve presente na reunião o secretário do meio ambiente do Estado,Eugênio Splengle, que proferiu palestra sobre o Tema; medidas preventiva e mais eficiência nas ações de enfrentamento a os desequilíbrios climáticos, com medidas que devem serem apontadas pelas comunidades, embasadas nas experiências territoriáis e locais, de suas população; já em andamento, com o inicio do plano de bacias, em execurção pelo um conssócio de construtoras do Ceará contratadas através concorrência pública Nacional. A execurção delberada pelo comitê acompanhado pela camara tecnica ; acompanhando as audiências públicas regionais progamadas..


Nenhum comentário: