terça-feira, 17 de novembro de 2009

Comissão analisa poluição do rio Jacuípe

Técnicos percorreram trecho do rio e localizaram peixes mortos


O Governo Municipal está levantando todos os problemas e origens da poluição que atinge o rio Jacuípe, em todo o trajeto dentro do município de Feira de Santana. As ações estão sendo desenvolvidas através de comissão instalada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais e foram iniciadas na manhã desta terça-feira (17), investigando denúncias de mortes de peixes, no povoado de Fazenda Mergulho, no distrito de Governador João Durval Carneiro.
Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela engenheira ambiental Marcela Almeida Cândido, bióloga Milena Campos e o diretor do Departamento de Educação Ambiental, Horácio Amorim. Eles colheram amostras de água em diversos pontos com indícios de contaminação para análise química, física e bacteriológica, e catalogam os pontos através de fotografias e identificação das origens dos resíduos.
As ações ainda englobam entrevistas com a população ribeirinha, inclusive pescadores, realização de palestras educativas e mobilização de agentes públicos de diversos órgãos visando a promoção de ações que visem evitar a degradação do meio ambiente.
No trecho da Fazenda Mergulho, onde a comissão investigou denúncias feitas pela presidente da Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do Distrito de Governador João Durval Carneiro, os técnicos percorreram o rio e localizaram alguns peixes mortos, além de muitas baronesas, plantas aquáticas comuns em locais onde existe poluição da água.
O pescador Antônio Jorge Silva de Jesus acompanha as investigações e afirma que está bastante preocupado com a contaminação do rio Jacuípe. “Já encontrei alguns peixes mortos e estou muito preocupado porque é daqui do rio que tiro o meu sustento”, ressaltou.
Os trabalhos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais prosseguem com o levantamento de diagnóstico de toda a situação do rio. Os técnicos vão percorrer todo o percurso que passa pelo município e deverão acionar outros órgãos municipais, estaduais e federais visando a busca de soluções para o problema

(Com informações da Secom).

Nenhum comentário: